18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

3º Aniversário do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) está a comemorar o seu terceiro aniversário. Neste sentido, o Município de Peniche promove um programa com diversas atividades culturais, de entrada gratuita, a não perder!
 

Já a 14 de março, pelas 21h30, haverá um Concerto de Música de Câmara Contemporânea com Luís Guerreiro (trompete), Miguel Falcão (contrabaixo) e Paulo Duarte (guitarra). Este é o primeiro de um conjunto de concertos que decorrerão no CIAB e noutros espaços de interesse patrimonial do concelho e tem o apoio de MIA - Encontros de Música Improvisada de Atouguia da Baleia e Granular - Associação Cultural.

 

Terá lugar a 19 de março (Dia do Pai) a Missa em honra de S. José (orago da Igreja que integra o circuito de visita do CIAB), com início às 19h30, seguida de Confraternização. Esta tradicional Missa, parada por cerca de duas décadas devido às condições deficitárias de conservação da Igreja de S. José, foi retomada, em 2012, com a inauguração do CIAB e consequente requalificação do templo. É um momento de forte participação comunitária e afluência de público, estando todos convidados a levar um alimento para partilhar no final da cerimónia religiosa.

 

O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, será igualmente assinalado nestas comemorações, com uma Sessão do Projeto "A Poesia anda por aí", que contará com a participação especial dos atores José Boavida e Rafaela Jacinto, tendo como mote os Poetas de Amália Rodrigues.

 

De destacar ainda que, até 14 de março, pelas 18h00, estará patente a Exposição "Ao truár de artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche" na nave da Igreja de S. José / CIAB. Uma última oportunidade para visitar esta exposição com tanta História!

 

Contamos com a sua presença!

 

O CIAB

 

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia é um polo museológico e cultural inaugurado a 17 de março de 2012, parte integrante da Rede Museológica do Concelho de Peniche, que se encontra sedeado na Igreja de S. José e edifício anexo, na Vila de Atouguia da Baleia.

 

Espaço voltado para a população, resultante de contributos multidisciplinares, apresenta uma gestão tripartida entre a Câmara Municipal de Peniche, a Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Leonardo de Atouguia da Baleia.


 

O CIAB recebeu, desde a inauguração, mais de 11 mil visitantes. O público, ao visitar a Exposição de longa duração "Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: um projeto museológico participativo", aprofunda o seu conhecimento sobre o Património Histórico e Cultural da freguesia de Atouguia da Baleia e do concelho de Peniche; pode, igualmente, participar nas diversas atividades que ao longo dos seus três anos de existência o CIAB vem promovendo: de exposições temporárias a concertos, de oficinas educativas a conferências.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 16:50:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...