14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Governo Regional vai adotar projeto "Heróis da Fruta" em todas as escolas dos Açores

O Governo Regional dos Açores e a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil assinaram um protocolo de cooperação que vai permitir estender já neste ano letivo 2014-2015, a adesão de todas as escolas do 1º ciclo e pré-escolar ao projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, num trabalho de parceria que irá envolver a Direcção Regional da Educação. As inscrições para a 4ª edição desta iniciativa de âmbito nacional estão abertas até 10 de Outubro de 2014 para estabelecimentos de ensino, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores através do endereço www.heroisdafruta.com

 

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil deslocou-se recentemente à ilha de São Miguel para assinar um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores que visa a implementação local da iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” já no próximo ano letivo 2014-2015, em todas as escolas do 1º ciclo e pré-escolar do arquipélago, com o objetivo de incentivar as crianças a ingerir diariamente fruta na quantidade recomendada.

 

Nesta cerimónia, a Diretora Regional de Educação, Graça Teixeira, salientou ser de “extrema importância” que as escolas dos Açores se preocupem com o combate à obesidade infantil, destacando o seu papel na promoção de hábitos de vida saudáveis, designadamente através da alimentação.

 

Para a APCOI, esta parceria com o Governo dos Açores representa um enorme passo no sentido de difundir esta iniciativa a todas as crianças desta região.

 

“Nas últimas edições contámos com participações de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar todas as escolas do país. Este acordo, vai permitir-nos chegar já este ano a todas as crianças dos Açores” adiantou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, sublinhando ainda que este programa educativo de incentivo ao consumo de fruta desenvolvido com o objetivo de prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas tem produzido bons resultados “a ingestão de fruta aumentou 20% junto das crianças abrangidas”.

 

Em todo o país, a participação no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” tem aumentado de ano para ano: em 2011 (na primeira edição) inscreveram-se 27.094 alunos, em 2012 eram 36.254 e no ano letivo passado foram 70.357 alunos.

 

Com a aproximação do novo ano letivo, a APCOI já abriu as inscrições para a 4ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

 

A adesão a esta iniciativa de educação para a saúde está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico e ATL's, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868 até 10 de Outubro de 2014.

 

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 154.925 crianças através das seguintes iniciativas: 136.205 inscritas em três edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 7.500 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.475 foram atendidas por nutricionistas em rastreios gratuitos.

Periodicidade Diária

quarta-feira, 12 de agosto de 2020 – 20:44:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...