Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo tem 2 quilómetros de documentação

 

 

Com cerca de 2 quilómetros de documentação, o Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, para além do arquivo da Câmara Municipal e arquivo fotográfico, disponibiliza mais 73 fundos documentais, entre acervos públicos e privados, onde se inclui o Arquivo da Reforma Agrária.

 

Sendo um dos poucos arquivos do país que disponibiliza documentação do século XV, o documento mais antigo aqui depositado remonta a 1422 (documento de receita e despesa da Câmara) e aqui também pode encontrar, por exemplo, a ata da reunião de Câmara mais antiga, datada de 1443.

 

O Arquivo Municipal de Montemor, situado no Largo de S. Francisco, tem sala de leitura aberta ao público (de segunda a sexta feira das 10h às 12h30 e das 14h às 18h), sala de exposições permanentes, livraria municipal e também disponibiliza acesso gratuito à internet e efetua reprodução de documentos.

 

O Arquivo Municipal zela pela preservação, valorização e divulgação de todo património documental de interesse cultural e histórico que se encontra sob custódia da autarquia, e que representa um esteio da memória e identidade coletivas do concelho.

 

O Arquivo da Câmara Municipal promove igualmente um conjunto de ações que permitem um eficiente acesso à informação por parte dos serviços internos e dos cidadãos.

 

Esta valorização e divulgação traduz-se na promoção de todo um conjunto de atividades de carater cultural, educativo e pedagógico, dirigido ao público escolar e à comunidade em geral (visitas, exposições, ateliers, conferências), fomentando desta forma o acesso a um espaço que é público, a sensibilização para um património a defender e o reconhecimento do papel dos Arquivos, proclamado pela Unesco na Declaração Universal dos Arquivos que considera que o livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e melhora a qualidade de vida.

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...