14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Inauguração do Palacete dos Condes de Monte Real constitui um marco na oferta cultural em Lisboa

 

Momento da inauguração

 

Numa cerimónia que reuniu cerca de uma centena de convidados, o Palacete dos Condes de Monte Real, situado na zona da Lapa, em Lisboa, foi inaugurado no passado dia 14 de Fevereiro. Estiveram presentes, neste importante evento, numerosas personalidades do mundo diplomático, bem como diferentes personalidades da sociedade portuguesa, nomeadamente de áreas tão distintas como a política, a economia, as artes e a cultura.

 

O Palacete dos Condes de Monte Real será como um novo polo cultural, reforçando a oferta da cidade de Lisboa. A profunda remodelação foi promovida por Emily Kuo Vong, empresária a viver em Portugal, presidente do “Chinese American Inter Cultural Exchange Foudation” e da “International Federation for Choral Music”.

 

Considerado um imóvel histórico da Capital, o Palacete dos Condes de Monte Real é agora, devolvido aos lisboetas como um espaço singular, dotado dos melhores meios para acolher eventos culturais. É de registar, ainda, que o edifício de tipologia de “Casa Portuguesa”, manteve intactas todas as características originais das fachadas, áreas e elementos de interesse patrimonial, com destaque para os azulejos e numerosos elementos decorativos.

 

Reunido num só espaço, o património decorativo desenvolve-se pela totalidade edificada, quer no exterior, quer essencialmente no interior, valorizando-se as artes lusíadas, em detrimento das artes europeias, como acontece noutros exemplos contemporâneos.

 

Num breve discurso, a proprietária, Emily Kuo Vong sublinhou o tempo recorde em que foram concluídas as profundas obras de restauro, manifestando o seu contentamento pelo resultado final que tornou o edifício num espaço privilegiado para acolher relevantes eventos de índole cultural.

 

Choi Man Hin, Carlos Monjardino e Emily Kuo Vong

 

Por sua vez, numa oportuna intervenção, Choi Man Hin, presidente do Conselho de Administração da Estoril Sol e presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa, realçou que a inauguração do Palacete dos Condes de Monte Real constitui um marco incontornável na oferta cultural em Lisboa. Choi Man Hin realçou, ainda, o notável percurso de Emily Kuo Vong, uma empresária que se distingue, desde há muito, pelo seu apoio às artes, nomeadamente como empreendedora de projectos culturais de enorme relevância internacional.

 

 

Visivelmente feliz pela obra concluída, Emily Kuo Vong convidou, posteriormente, os presentes a acompanhá-la numa visita ao palacete. Os convidados foram, ainda, surpreendidos por diversos apontamentos musicais, constituídos por um conjunto de árias para sopranos.

 

Noutro ponto alto da cerimónia, os convidados visitaram, no primeiro piso, uma exposição de Pintura que reuniu um conjunto de obras, - cedidas pela Galeria de Arte do Casino Estoril -, da autoria de Alfredo Luz, António Joaquim, Artur Bual, Branislav Mihajlovic, Cohen Fusé, Diogo Navarro, Fernando Gaspar, Filipa Oliveira Antunes, Gustavo Fernandes, Jacinto Luís, João Feijó, Luzia Lage, Manuel Taraio, Mariola Landowska, Paulo Ossião, Pedro Castanheira e Rui Carruço.

 

É de registar, que o Palacete dos Condes de Monte Real recebe, já no próximo mês de Julho, o “World Choral Expo”, um importante evento de dimensão internacional que reúne os melhores coristas, maestros e compositores de todos os continentes.

 

Isabel Meireles; Emily Kuo Vong; Cai Run, embaixador China;  e  Choi Man Hin

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 15 de dezembro de 2019 – 18:23:12

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...