14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Inauguração de duas exposições de fotografia - da ciência ao mobile

 

 
No MIRA FORUM despedimo-nos de fevereiro com duas inaugurações de fotografia. 
 
"Outros Retratos e Auto-retratos" foi concebido a partir de imagens médicas do fundo do olho humano, destinadas à detecção de retinopatias diabéticas, obtidas no contexto do projecto de investigação do INESC TEC chamado SCREEN-DR. 
 
O desafio consistia em construir objectos com significado fotográfico e artístico a partir dessas imagens. O facto surpreendente de cada imagem do fundo do olho ser única, podendo, por isso, ser utilizada como traço biométrico, à semelhança das impressões digitais, por exemplo, sugeriu-nos imediatamente centrar o trabalho na questão da identidade.  Essa ideia levou-nos com naturalidade a pensar o projecto fotográfico como um conjunto de retratos dos colaboradores do INESC TEC e como um conjunto de auto-retratos.
 
O projecto SCREEN-DR, que tem como objectivo a criação de uma plataforma computacional para o rastreio da retinopatia diabética. A plataforma tem por base tecnologias de inteligência artificial, que permite não só avaliar a qualidade das imagens da retina, mas também detectar as imagens normais e atribuir um grau de severidade às imagens patológicas. Esta ferramenta auxiliará os oftalmologistas na tomada de decisões, tornando o processo de rastreio e diagnóstico da retinopatia diabética mais eficiente.
 
No armazém vizinho, inauguramos a VII exposição MIRA Mobile Prize. Dedicada à fotografia de rua, a preto e branco, as mais de 5000 imagens mobile a concurso foram seleccionadas por um júri internacional. Armineh Hovanesian, Brendan Ó Sé, Cláudia Contreras, Lara Jacinto e Sukru Mehmet Omur
 
 
Elegeram como vencedora a imagem do australiano Anthony Ginns (prémio: viagem e estadia no Porto por 6 dias).
 
 
António Martins Teixeira é o português melhor classificado (prémio: viagem aos Picos da Europa).
 
A par das 50 imagens da shortlist, serão projetadas 150 fotografias 
 
Os finalistas são: Alexis Rotella, Alon Goldsmith , Ana Ladislau, Anthony Ginns, António Martins Teixeira, Arik Chan, Artur Smutek, Aung Ko Latt, Bartosz Parzyszek, Bob Weil, Cara Gallardo Weil, Catherine Restivo, Wang Chuan, Dilshad Corleone, Dominika Koszowska, Enzo Grasso, Fátima Rego Barros, Francisco Resende, Gannicus Wang, Geny Villareal Baluyot, Heather McAlister, Himanshu Roy, Htet Thu Aung , Javier Siriani, Jorge Irasagarra, José Alfredo Velarde Mariscal, José Pedro Vieira, Kamil Konrad, Karen Axelrad, Kedar Murthy,Łukasz Gurbiel, Marco P. Prado, Marcos Gonçalves, Marian Seid Rubin, Maureen Ruddy Burkhart, Pier Luigi Dodi, Renata Moraes, Renee Zanone, Sam Bg, Shishir Desai, Shubham Pati, Suzana Dordea, Szymon Weglinski, Tommy Wallace, Tuba Korhan, Zico Farina
 
PROGRAMA paralelo “Olha e Vê. Sente e Vive” 
 
23 FEV, 16h
Inauguração e visita guiada à exposição com Renato Roque e Aurélio Campilho
 
9 MAR, 16h
"A cegueira como forma de visão na poesia e fotografia" com Renato Roque
"Pode a arte dar a ver?"  com António Gonçalves
"A imagem médica. Abordagem histórica"  com Manuel Valente Alves
 
16 MAR, 16h
"A imagem médica e o rastreio" com Fernando Tavares
"A imagem médica e a inteligência artificial" com Aurélio Campilho
"Ver a saúde com outros olhos" com Constantino Sakellarides
Finissage da exposição
 
BIOGRAFIA
 
Renato Roque
 
Renato Roque nasceu no Porto em 1952. É licenciado em Engenharia de Telecomunicações. Mestrado em Sistemas Digitais e Computadores na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Desde os inícios dos anos 80 que  tem uma atividade regular em fotografia e na escrita. Tem Mestrado em Multimédia na Universidade do Porto em 2009, com uma tese sobre retrato e identidade que incluía o projeto fotográfico ‘Espelhos Matriciais’.
Realizou muitas exposições individuais e, segundo as suas palavras, “deu o corpo e a mente ao manifesto em diversas demonstrações culturais” É autor de vários livros de fotografia e de ficção “mais ou menos ficcionada”: Catedrais do Silêncio (2004) - fotografia (texto de Eduarda Dionísio) Fotografia e Curadoria (2012) O Caracol (2011) entre outros. 

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 15 de dezembro de 2019 – 19:32:40

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...