14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

2.ª Palestra CCOceanos 2019 - Fundação Vodafone

 

 

O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos, idealizado e organizado pela jornalista náutica Nysse Arruda, é uma iniciativa que visa divulgar e partilhar informação atualizada sobre a variadíssima temática sobre os Oceanos, interligando todos os países de Língua Portuguesa, tornando Portugal num polo de informação acerca dos Oceanos. 
 
A partir de ciclos regulares de palestras LiveStream e presenciais, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, e sediadas em locais emblemáticos de Lisboa e outras cidades do país. 
 
A 2.ª palestra CCOceanos 2019  terá lugar em Lisboa no auditório da Casa das Galeotas, Casa da América Latina/UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, no dia 28 de Fevereiro das 18:00 às 19:30 h., com apoio da Fundação Vodafone.
 
O 1.º ciclo CCOceanos 2018 decorreu entre Julho e Setembro na sala Aula Maynense da Academia das Ciências de Lisboa além de uma palestra especial no Centro de Triagem da Valor Sul (do
Grupo EGF, patrocinador principal) num cenário composto por 10 toneladas de plásticos compactado para reciclagem! 
 
O 2.º ciclo CCOceanos 2018 foi realizado na Nazaré, numa série 4 palestas sediadas no Forte de S. Miguel Arcanjo e no Centro Cultural, entre Outubro e Novembro, com apoio da Câmara Municipal da Nazaré. 
 
Os vídeos das 10 palestras CCOceanos 2018 que já reuniu 37 oradores das mais diversas áreas do saber estão disponíveis na inédita Videoteca  no canal YouTube - CCOceanos Palestras. 
 
Padrinhos portugueses, brasileiros e americano
 
O Centro de Comunicação dos Oceanos conta como padrinhos os velejadores olímpicos Portugueses João Rodrigues (veterano windsurfista madeirense com sete participações em Jogos Olímpicos) e Joana Pratas (a primeira e mais jovem velejadora portuguesa nos Jogos Olímpicos num barco à vela, participante de uma travessia do oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres, Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e Embaixadora das Estações Náuticas).
 
Dentre as personalidades internacionais a apoiar o projeto destacam-se o velejador Brasileiro tricampeão olímpico Torben Grael (skipper vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009 a bordo do veleiro sueco Ericsson); o surfista Americano de ondas gigantes Garrett McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.
 
Uma audiência virtual internacional A ideia central do projeto é fomentar a interligação ativa entre as diversas entidades e autoridades vinculadas ao mar e à náutica e, principalmente, as universidades e centros de investigação, as autoridades locais de cada país, as organizações nãogovernamentais e as fundações em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, criando assim uma audiência participativa e consciencializada acerca dos assuntos atuais relacionados aos Oceanos.
 As palestras são virtuais e interativas, com sistema de LiveStream, em conexão direta com as diversas entidades e com divulgação no website https://ccoceanos.wixsite.com/ccoceanos e nas redes sociais (Canal YouTube – CCOceanos Palestras, Facebook - CCOceanos etc.) reunindo em direto os públicos dos países de Língua Portuguesa e das comunidades de Língua Portuguesa no mundo.
 
O projeto CCOceanos conta na Comissão de Honra com a presença da Exma. Sr.ª Ministra do Mar, bem como do diretor geral do Instituto Hidrográfico, do presidente e da secretária-geral da Academia das Ciências de Lisboa, do presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, e do Embaixador Brasileiro Lauro Moreira. (1.º Embaixador da Missão do Brasil junto à CPLP) entre outras personalidades, e os apoios institucionais do Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, a Declaração de Mérito da UNESCO-Portugal e também o reconhecimento institucional da Casa Civil da Presidência da República.
 
De realçar o patrocínio principal da EGF-Environment Global Facilities (empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal), o copatrocínio da EPAL, no 1.º ciclo CCOceanos 2018 e o contínuo apoio do Media Partner Internacional, a empresa inglesa Polaris Media, especializada em comunicação no setor marítimo internacional, e da GreenSavers, na divulgação nacional.
 
O Centro de Comunicação dos Oceanos é uma Associação sem Fins Lucrativos sediada em Lisboa com o objetivo de incrementar a consciencialização global acerca do conhecimento dos Oceanos e consequentemente do problema da poluição marinha. Foi fundada em Março de 2018 pela jornalista náutica Brasileira/Portuguesa Nysse Arruda. 
 
O principal objetivo do Centro de Comunicação dos Oceanos é proporcionar um fórum global onde especialistas das mais diversas áreas relacionadas com os Oceanos possa partilhar conhecimento com o público dos países de Língua Portuguesa, criando assim um polo de comunicação sobre os Oceanos em Lisboa.
 
A Associação tem o apoio institucional e reconhecimento de mérito: 
 
• Presidência da República
• Ministério do Mar – Comissão de Honra
• Ministério do Ambiente
• Câmara Municipal de Lisboa 
• Câmara Municipal da Nazaré
• Instituto Hidrográfico – Comissão de Honra
• Sociedade de Geografia de Lisboa – Comissão de Honra
• Academia das Ciências de Lisboa – Comissão de Honra
• Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA
• UNESCO-Portugal – Declaração de Mérito
• Casa da América Latina
• UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa
• Associação Naval de Lisboa (ANL
) • Marine MegaFauna Mozambique Patrocínios e apoios
• EGF - Environment Global Facilities – patrocinador principal – CCOceanos 2018
• EPAL, Águas de Portugal – co-patrocinador (2018)
• Fundação Vodafone – CCOceanos 2019
• Polaris Media – Media Partner internacional
• Grupo Siroco – parceiro de projeto
• GreenSavers – Media Partner nacional
• YouAreLive-Digital Solutions – Parceiro tecnológico
• BeachCam – Parceiro de comunicação
• Copilapa – Parceiro digital
• DriveNow – Parceiro de mobilidade
• Copilapa
• ONG OndaVerde – São Paulo, Brasil
  
Nysse Arruda
 
Nysse Arruda é jornalista especializada em náutica há mais de 20 anos em Portugal, tendo sido colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso e de diversas outras publicações brasileiras e portuguesas.
 
Foi agraciada com o Prémio Femina 2016 pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa.
 
Autora e CEO do primeiro website sobre desporto à vela em Português – www.nyssearrudasailing.com – entre 2010 e 2013.
 
É também autora de diversos livros sobre o tema publicados no Brasil e em Portugal: Whitbread Race 1989-90; Mar à vista, A Portugal Telecom e a Vela; ISAF Sailing World Championships Cascais 2007; America's Cup World Series-Cascais 2010; Volvo Ocean Race 2011-2012; Viagem Impossível … Mirpuri Foundation; além de uma obra dedicada à capital portuguesa – A Beleza de LisboaEléctrico 28, uma viagem na História, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010. 
 
Foi repórter especial na Expedição Antárctica Brasileira, a bordo do navio polar Barão de Teffé, da Marinha Brasileira, e na Grand Regatta Columbus 1992, a bordo do Tall Ship polaco Dar Mlodziezy

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 – 18:44:53

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...