18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

“Um dia na Pré-História” volta a animar Alcalar

 

 

4 maio| 10h00 – 17h30 Monumentos Megalíticos de Alcalar


No âmbito das comemorações do 11º aniversário do Museu de Portimão, o Município de Portimão, através do seu museu e a Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o Município de Monchique e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, irá realizar no dia 4 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, uma recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, com entrada livre.


Durante o dia os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem. Este ano o dia será animado com a presença da Escola da Bemposta e do seu grupo de teatro que irão recriar cenas do quotidiano daqueles tempos milenares.


A arqueologia experimental volta a marcar a oferta desta iniciativa com um conjunto de propostas que permitirão ao visitante participar e assistir à preparação dos alimentos até à sua confeção. Os mariscos, berbigão, ameijoa e o peixe fazem igualmente parte da ementa que os mais curiosos poderão provar. Sem fósforos nem facas a equipa, especializada neste tipo de experimentação, vai fazer o fogo e preparar os alimentos como se recuássemos 5000 anos utilizando os instrumentos de pedra. O visitante fica a conhecer fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos, moagem e também, outra novidade, a oficina de gravura com base nos padrões gráficos das placas de xisto.


A recriação histórica, que permite a centenas de famílias participarem nas atividades realizadas na pré-história de forma divertida e pedagógica, integra o conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2006, pelo Museu de Portimão, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Monumento Nacional) e constitui um dia de experiências fundamentadas pelos estudos já realizados sobre o território Alcalarense e os trabalhos desenvolvidos por parte de investigadores das universidades de Estugarda, Córdoba e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.


Uma vez mais, a recriação conta com um apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão ao Programa DiVaM da Direção Regional da Cultura do Algarve e com a ajuda de várias entidades e de um grupo de voluntários que habitualmente colaboram com a equipa do museu na dinamização destas atividades.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:22:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...