18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal Abade Pedrosa

Localidade: Concelho: Distrito:
Santo Tirso Santo Tirso Porto

 

O Museu Municipal Abade Pedrosa localiza-se numa das alas conventuais do antigo mosteiro beneditino de Santo Tirso (imóvel classificado como Monumento Nacional em 16.06.1910). O edifício foi anteriormente Câmara Municipal e Tribunal, albergando ainda os serviços da biblioteca local.

 

O Museu Municipal surge a partir do espólio arqueológico recolhido pelo abade Joaquim Pedrosa (arqueólogo amador do final do século XIX), o qual foi doado pela família em 1940 ao município de Santo Tirso. A constituição do museu inicia-se em1985, com a criação deste serviço na orgânica da Câmara Municipal. Deste então, procedeu-se à instalação do museu e seus serviços no espaço que atualmente ocupa.

 

O museu municipal abre as portas ao público em 10 de Março de 1989, com uma exposição permanente dedicada à arqueologia, retratando a ocupação do território de Santo Tirso desde o Neolítico à Idade Média. Esta instituição proporciona desde 1989 vários serviços aos munícipes, tais como, uma exposição permanente de arqueologia, uma biblioteca especializada e um programa de exposições temporárias. Em 1997 a exposição permanente foi remodelada, tendo surgido novos espaços e atividades para o público, como por exemplo, os Serviços Educativos. Ao alargar o leque das suas atividades, o museu cria em 2000 um pequeno auditório destinado a recitais de música, palestras e atividades educativas.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Rua Unisco Godiniz, 100 - 4780-363 Santo Tirso

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 14:07:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...