14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Biblioteca da Casa de Bragança

Localidade: Concelho: Distrito:
Vila Viçosa Vila Viçosa Évora

 

A construção do Paço Ducal de Vila Viçosa, onde o museu está instalado, iniciou-se em 1501, tendo as obras de fundo terminado com D. Maria I, no final do séc. XVIII. O espaço a visitar abarca o Andar Nobre, incluindo o acervo obras de Artes Decorativas, Pintura, Escultura, Têxteis. No piso térreo do palácio, estão instalados a Armaria e o Tesouro e, em dependências anexas, a Coleção de Carruagens.

 

O Museu Biblioteca da Casa de Bragança - Paço Ducal de Vila Viçosa foi criado em 1933, embora a sua origem remonte a 1915, data do testamento do último rei de Portugal, D. Manuel II.

 

Instalado desde a década de trinta do século XX num dos mais relevantes monumentos portugueses, o Paço Ducal de Vila Viçosa, o Museu ocupa atualmente também as instalações do Castelo de Vila Viçosa, abrangendo uma totalidade de seis núcleos museológicos, que albergam coleções diversificadas e de grande relevância patrimonial.

 

Núcleos

 

Armaria - No piso térreo, a construção mais antiga ainda em estilo gótico-mudéjar, dispõem-se a grande coleção de armas e apetrechos bélicos – mais de 2000 objetos. O tema dominante é a caça, principal razão das frequentes visitas dos últimos membros da Família Real a Vila Viçosa.

 

Tesouro - Alberga as Cruzes Relicário de Vila Viçosa e de Dona Catarina de Bragança, bem como mais cerca de 200 peças de Ourivesaria, Pintura, Vidro, Cerâmica... 

 

Azul e Branco da China - A maior coleção particular de porcelana chinesa Azul e Branca (séculos XV a XVIII) encontra-se no Paço Ducal em depósito de longa duração.

 

Carruagens - Núcleo do Museu Nacional dos Coches. Reúne oitenta carros dos séculos XVII a XX entre os quais uma dezena propriedade ou depositados na Fundação.

 

Museu de Arqueologia - Este núcleo está instalado no piso térreo do Castelo. Abarca peças do Paleolítico ao século XVIII, sobretudo materiais romanos recolhidos em escavações efetuadas em propriedades da Fundação. Inclui peças oriundas de antigas civilizações mediterrânicas – Egipto, Roma, Cartago - e pré-colombianas.

 

Museu da Caça - Para além de espécies venatórias e armas de caça das coleções do Museu-Biblioteca, apresenta a vasta coleção reunida pelo Eng.º. Lopo de Carvalho, que aqui se encontra depositada.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: http://www.fcbraganca.pt/

Periodicidade Diária

sábado, 15 de agosto de 2020 – 02:43:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...