14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Arqueológico do Carmo

Localidade: Concelho: Distrito:
Lisboa Lisboa Lisboa

 

As coleções do Museu Arqueológico do Carmo caracterizam-se pelo seu ecletismo. Predominam as coleções de escultura em pedra, numa cronologia que se estende da época romana ao século XIX (escultura funerária, devocional, pedras de armas, decorativa, epigráfica, etc.). Têm ainda especial relevo as coleções de artefactos da Pré- e Proto-História; cerâmicas e estatuetas Pré-Colombianas, bem como duas múmias peruanas; azulejaria hispano-árabe e barroca. Em reserva, e ainda sem possibilidade de integrarem a coleção permanente, uma importante coleção de faianças e porcelanas portuguesas e francesas, bem como estudos em gesso de escultura e epigrafia.

 

O Museu Arqueológico do Carmo, instalado nas Ruínas da antiga Igreja do Carmo, foi fundado em 1864, um ano após a fundação da Associação dos Arqueólogos Portugueses, constituindo-se como o primeiro Museu português de Arte e Arqueologia.

 

Respondeu, inicialmente, ao desejo e empenho do seu fundador, Joaquim N. Possidónio da Silva. Procurou-se, então, salvaguardar obras de arte que se encontravam ao abandono e em risco de destruição nos mosteiros e conventos portugueses, após a extensão das Ordens Religiosas (1834). Foi também seu objetivo criar um museu didático, para o que mandou fazer réplicas de peças de escultura e arquitetura, através das quais o público poderia ter conhecimento sobre a evolução e principais criações das diferentes civilizações, ao longo dos tempos, criando também, para isso, uma biblioteca especializada. Desde então, outras coleções deram entrada no Museu como a coleção Pré-colombiana, artefactos pré-históricos, provenientes de diferentes escavações.

 

Entre 1997 e 2001, a Associação dos Arqueólogos Portugueses procedeu à total remodelação do Museu e da sua exposição permanente, procedendo-se a intervenções de conservação e restauro e dotando-a de estruturas de exposição modernas, iluminação adequada e legendagem bilingue. Abriu-se um espaço de Livraria/Loja e criou-se o Serviço Educativo.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.museuarqueologicodocarmo.pt/

Periodicidade Diária

segunda-feira, 10 de agosto de 2020 – 11:39:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...