14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Casa-Museu Leal da Câmara

Localidade: Concelho: Distrito:
Rio de Mouro Sintra Lisboa

 

Antiga moradia onde viveu o Mestre Leal da Câmara, desde 1965 que, por doação da viúva à Câmara Municipal de Sintra, a Casa-Museu vem prestando à população um serviço cultural único onde se evidenciam as vivências do artista.

 

A Casa-Museu de Leal da Câmara está instalada na moradia onde Mestre Leal da Câmara viveu desde 1930 até à sua morte, ocorrida em 1948. O edifício fora outrora pertença de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, detendo nessa altura a função de entreposto de muda de cavalos situado entre a Quinta da Granja do Marquês (Terrugem, Sintra) e o Palácio de Oeiras. No século XIX funcionou como Hospital de Campanha das tropas portuguesas durante as Invasões Francesas. Incorporada na Câmara Municipal de Sintra em 1965, por morte da doadora e viúva do Mestre, desde essa data a Casa-Museu vem prestando à população um serviço cultural único onde se evidenciam as vivências do artista. O acervo da Casa-Museu é composto por objectos de pintura, mobiliário, caricatura, desenho, têxteis, cerâmica e, ainda, pelo arquivo fotográfico de correspondência e de outra documentação.

 

Núcleos

 

Núcleo dos Saloios 

 

O edifício onde está sedeado o Núcleo dos Saloios da Casa-Museu de Leal da Câmara deve o seu projeto, primeiro, a Jorge Segurado que, em 1919, concebe um imóvel para albergar o Museu Etnográfico Português a implantar na Flandres, e depois a Leal da Câmara que o remodela como Escola Primária. Desde 21 de Julho de 2003 funciona ali um espaço onde se exibem as coleções de temática saloia do artista (pintura, desenho, cerâmica e tecidos). 

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: Calçada da Rinchoa, 67, 2635-312 Rio de Mouro

Periodicidade Diária

segunda-feira, 10 de agosto de 2020 – 11:18:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...