13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

048 - Artigo

Na última década a indústria do fitness tem assistido a grandes transformações, sobretudo com o aparecimentos de novos programas e métodos de treino, que vieram por de parte algumas modalidades mais tradicionais como a aeróbica.
 
O treino funcional foi um conceito que surgiu nos EUA e que veio revolucionar a forma como actualmente se pensa no treino físico. E o que é o treino funcional? É o conjunto de exercícios e estratégias de treino que visam melhorar a tolerância e o rendimento no trabalho, nas acções quotidianas e no desporto.
 
As rotinas de treino, que muitas vezes seguimos, têm um grau de transferência limitado, porque nos restringimos a seguir padrões de movimento muito analíticos realizados normalmente num único plano de movimento. Por exemplo, quando falamos em treino de musculação, seguimos normalmente rotinas onde nos preocupamos em treinar o músculo “A”, “B” ou “C”. Só que o nosso corpo pensa em movimentos e não em músculos. “ O cérebro conhece padrões de movimento e não os músculos envolvidos” (Paul Check). Os programas de treino tradicionais não enfatizam suficientemente os movimentos multiplanares e movimentos que activem todo o espectro das acções músculo-articulares. O estímulo proprioceptivo é empobrecido e as probabilidades de lesão são mais elevadas. Por isso devemos pensar sempre em exercícios funcionais, que imitem ao máximo as acções e as actividades requeridas no nosso dia-a-dia. É neste contexto também que surge o TRX – treino em suspensão, como método e ferramenta de treino altamente funcional.
 
O TRX – Treino em suspensão TM, nasceu nos EUA devido às exigentes necessidades de treino dos US Navy Seals (Fuzileiros dos EUA), para que os seus soldados pudessem treinar em qualquer lugar, mesmo sem condições mínimas, e assim manter a sua condição física de excelência. Isto foi possível graças ao treino em suspensão proporcionado pelo TRX, equipamento que pesa menos de 1 Kg e permite efectuar uma grande gama de exercícios, com diversas progressões de exigência.
 
O TRX pode ser utilizado em treino individual ou em grupo e baseia-se no treino de força e propriocepção, recrutando as principais estruturas do CORE e promovendo a estabilização de muitas articulações em todos os exercícios, proporcionando excelentes resultados em todos os indivíduos, independentemente da sua condição física inicial.
 
O TRX utiliza o peso do próprio corpo como resistência, que pode ser variável em função das diversas posturas corporais adoptadas, conseguindo com isso executar um treino com diferentes intensidades sem a necessidade de cargas adicionais.
 
O TRX é ideal para trabalho de força funcional, treino desportivo específico, treino de grupo (indoor ou outdoor), flexibilidade, reabilitação, personal training, treino militar, alta competição, etc.
 
Além de portátil, o TRX é muito prático porque permite a sua utilização numa enorme variedade de suportes naturais ou artificiais, como árvores, vedações, traves, balizas, postes, portas, etc.
 
  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de março de 2019 – 14:17:34

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Casino do Estoril - Padel Golden Cup

- Meia-maratona de Lisboa

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...