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044 - Artigo

A primavera já chegou oficialmente e os dias de sol que se fizeram sentir neste final de Inverno já se notaram no comportamento de muitas pessoas, que adquirem uma energia renovada, que é muito benéfica em muitos aspectos da nossa vida. Sentir bem é condição essencial para estar bem, e não há dúvida que os dias mais amenos e solarengos ajudam muito. É até uma forma, quem sabe, de nos ajudar a esquecer e ultrapassar a tão falada “crise”, que supostamente nos afecta a todos. Já que falamos em crise, seria bom lembrar que a verdadeira crise, que muitos irão sentir, é a crise do corpo e da saúde, se tivermos em conta as estatísticas que colocam Portugal no TOP dos países mais sedentários da Europa. A boa notícia é que esta é uma crise facilmente ultrapassável, não com planos de investimento financeiro mas com planos de actividade / treino físico, que não requerem assim tanto sacrifício, se o objectivo for a manutenção da saúde. Basta investir em si 30 minutos de actividade física moderada, dos 1440 minutos que um dia possui? Repare que são apenas 2% de investimento do seu precioso dia que lhe podem trazer imensos benefícios! Melhor ainda, esses 30 minutos podem ser fraccionados ao longo do dia e com diversas actividades. Caminhar, andar de bicicleta, correr, nadar, jogar, ir ao ginásio, fazer aulas em grupo são algumas das aplicações que pode fazer no seu plano de investimento, todas elas com benefícios.
 
Um bom plano de investimento, para dar resultados sólidos e consistentes, deve ser encarado a médio e longo prazo. O mesmo acontece com o exercício físico. Nos nossos dias é possível investir de muitas formas na nossa saúde e bem-estar. Podemos fazer exercício em casa, onde apenas com o peso corporal é viável fazer uma variedade imensa de exercícios. A rua é outro local de excelência para se exercitar, ao alcance de todos. Verificamos isso mesmo quando observamos o número crescente de adeptos das caminhadas urbanas.
 
É verdade que muitas vezes a prática de exercício regular é condicionada por motivos estéticos, tais como o emagrecimento. Nesse caso fazer 30 minutos de exercício moderado, 3 vezes por semana, poderá não ser suficiente, para a maioria das pessoas. Isto porque a prescrição de exercício que vise a saúde e o bem-estar é necessariamente diferente da prescrição com objectivos de emagrecimento. Quer perder peso? Não fique à espera de grandes resultados se só caminha 2 ou 3 vezes por semana, muitas vezes até sem transpirar! Para conseguir resultados palpáveis e duradouros faça o seu plano de exercício a médio e longo prazo. Saiba que a exigência e o sacrifício imposto é bastante maior, com 4 a 5 sessões semanais e volumes ou intensidades de treino mais elevados. Por isso estabeleça objectivos realistas e faça um esforço para os alcançar. Identifique as barreiras que o impedem de conseguir alcançar esses objectivos. Transforme por exemplo a afirmação “Não tenho tempo!”, muito comum para justificar a não prática de exercício físico, em “como vou eu conseguir algum tempo para mim e para a minha saúde?”. Faça uma gestão racional das suas prioridades. Será que a sua saúde e bem-estar não são prioritários? Varie! Não entre em rotinas de treino limitadas, onde acaba a praticar sempre os mesmos exercícios ou modalidades. Descubra qual ou quais as actividades que lhe dão mais prazer e lhe trazem mais resultados, porque se não gostar do que faz irá acabar por deixar de o fazer. Não caia no erro de achar que existe uma actividade ou desporto completo! Tal como a nossa alimentação, que para ser saudável deve ser variada, porque não existem alimentos completos, também o exercício físico deve ser combinado e variado. Se possível pratique diversas formas de exercício ou modalidades e concluirá que os resultados serão muito melhores e mais consistentes, com a vantagem de não saturar. Faça treino de força! Todas as nossas tarefas motoras envolvem a utilização de músculos e diversos tipos contracções. Estes são aspectos relacionados com a força, que é a qualidade física que suporta o desenvolvimento das outras qualidades, a cardiorespiratória e a flexibilidade. Não menospreze o treino da força!
 
Para concluir reflicta um pouco sobre os seus hábitos e não espere obter resultados diferentes se continua a fazer exactamente as mesmas coisas. A mudança começa precisamente em nós!

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sábado, 15 de junho de 2019 – 22:54:49

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