13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

019 - Artigo

Ao que parece a prática das caminhadas pela cidade começa a ganhar bastantes adeptos. Basta estarmos atentos aos inúmeros grupos de praticantes que no final do dia e início da noite se juntam para darem ao corpo alguma atenção, realizando um pouco de exercício. É possivelmente o resultado de um esclarecimento, que cada vez mais os média e os profissionais de exercício e saúde, entre outros agentes, tentam passar para a população, correlacionando o exercício físico regular a saúde e o bem-estar. É também, provavelmente, a consciencialização do trajecto negativo que civilização moderna está a tomar no que toca ao aumento da obesidade e de todos os problemas relacionados.
 
Voltamos por isso a reforçar algumas recomendações avançadas em artigos já publicados. O exercício físico deve ser feito de forma regular e a caminhada é um excelente meio de atingir este objectivo. As recomendações do ACSM (American College of Sports Medicine) vão no sentido de fazer exercício físico moderado, pelo menos 30 minutos, na maioria dos dias da semana. Como objectivo mínimo, para começar, recomendamos caminhar durante 30 minutos, 3x / semana.
 
 
 
O Pedómetro é um instrumento que pode ser muito útil na definição de objectivos e na sua monitorização. É muito prático e de fácil utilização, podendo ser adquirido por valores a partir dos 10Eur. Os mais simples contam apenas passos, mas modelos mais avançados possuem funções como a estimativa de calorias gastas e a medição da percentagem de gordura corporal. Com o recurso a um Pedómetro é possível estabelecer objectivos quantificáveis. Em termos de controlo de peso é sugerido, como objectivo mínimo, 10.000 passos / dia, onde se inclui a actividade física espontânea (as rotinas diárias) e a actividade física programada (as caminhadas por exemplo). Quanto ao consumo calórico recomenda-se um dispêndio mínimo, em actividade física programada, entre 150 a 400 Kcal / dia ou 1000 Kcal /sem. Se não tiver hipótese de recorrer a pedómetros tenha em conta que caminhar de forma vigorosa (a 6 Km/h), durante 1 hora, consome cerca de 300 Kcal. Agora é só fazer contas e estabelecer objectivos pessoais!
 
À medida que o exercício começar a fazer parte da sua vida, tornando-o num indivíduo com um estilo de vida saudável, um ex-sedentário (quando incluir 30 minutos de exercício, 3x /sem, durante pelo menos 6 meses), importa ir melhorando a qualidade das suas rotinas de treino e a definir objectivos mais abrangentes. Não podemos esquecer que existem 3 qualidades físicas principais que devem ser treinadas de forma equilibrada. São estas a Força, Flexibilidade e Capacidade Cardiorespiratória, e devemos trabalhar as três para obter resultados mais amplos e harmoniosos.
 
Para os que já são activos, parabéns…estão no caminho certo! Terão certamente uma vida com mais saúde e bem-estar.
 
Proponho que desafie um familiar ou um amigo a juntar-se a si. Irá tornar o seu treino mais estimulante e, aos poucos, será também possível mudar o panorama do sedentarismo, pelo menos ao nível local.

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de março de 2019 – 14:24:52

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Casino do Estoril - Padel Golden Cup

- Meia-maratona de Lisboa

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...