13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Hóquei Subaquático

 
História

O Hóquei subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra por Alain Blake com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do inverno. Inicialmente chamado ” Octopush”, o Hóquei subaquático ao longo dos anos foi sofrendo modificações a nível de equipamento, número de jogadores e outros factores decisivos para torna-lo na modalidade internacional que é hoje em dia.

Hoje em dia é praticado em quase todos os países da Europa com destaque para o Reino Unido, França, Holanda que são as maiores potências, a nível Mundial temos países como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canada.

Em Portugal a modalidade existe oficialmente desde 2007, tendo ocorrido experiências prévias a esta data mas só em 2007 foi criado o primeiro clube oficial de Hóquei Subaquático.
 
Desde então o crescimento tem sido muito significativo. Hoje em dia encontram-se 6 clubes a praticar em Portugal:

Gaia Sub (Porto)
Clube Zupper (Porto)
Sharks (Coimbra)
AquaCarca (Carcavelos)
Clube de Natação da Amadora (Amadora)
Instituto Superior Técnico (Lisboa)
Juvemaia ( Porto)
ABVE - Associação de Bombeiros voluntários do Estoril
Boa-Hora Futebol Clube (Lisboa)
 
Regras
 
O Hóquei Subaquático joga-se numa piscina que tenha as dimensões entre 20-25 metros de comprimento e 12-15 metros de largura, devem ter uma profundidade mínima de 1.80 m (mínimo para competições oficiais, para treinos qualquer piscina pode ser utilizada) e máxima de 3.65m desde que a inclinação máxima não exceda os 10%, o ideal será de 2.20m de profundidade constante.

As equipas são constituídas por 6 atletas e mais 4 suplentes sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas no fundo uma baliza com 3m de comprimento e 18 cm de largura onde devemos introduzir o disco (1.3kg de chumbo revestido de borracha) na calha da baliza
  

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2019 – 17:11:33

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...