13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Montanhismo

Montanhismo - sentido restrito
 
O montanhismo consiste na actividade de marcha e/ou ascensão desenrolada em média montanha, até 2500m.
 
É necessário o conhecimento determinadas técnicas de orientação e utilização de equipamento adequado para que seja possível estar neste meio em autonomia e segurança.
 
O principal objectivo da prática do montanhismo é, normalmente, atingir o cimo de uma montanha de baixa dificuldade técnica.
 
A sua prática não deve exigir dificuldades ou apresentar perigos que obriguem ao recurso de EPI de III categoria (corda, arnês, etc.) para realizar a subida ou descida.
 
O montanhismo difere da marcha de montanha (trekking) pois o objectivo "desportivo" do primeiro é geralmente único e claramente mensurável (subir a uma montanha).
 
Na marcha de montanha (trekking), a ideia principal é procurar conhecer uma da região, quer os seus ambientes físicos naturais e paisagísticos, mas também, os biológicos e humanos.
 
Montanhismo – sentido lato
 
O termo montanhismo é regularmente (historicamente) utilizado paraalbergar/enquadrar qualquer actividade pedestre, disciplina de escalada ou outra prática desportiva praticada em baixa, média e alta montanha.
 
Devem exceptuar-se fora do termo montanhismo todos aqueles desportos que, embora se pratiquem em montanha, dependam na generalidade de um grande número de infra-estruturas para o acesso ao local de prática, ou que pela sua forma de deslocação não se revêem no esforço de progressão directo do praticante com o meio terrestre, ou seja "deambular" pela montanha. (ex esqui alpino).
 
Também devem ser consideradas modalidades do montanhismo, todas aquelas que apesar de praticadas parcialmente em meio aquático em zonas de montanha (canyoning) recorram ao uso de equipamentos e/ou técnicas utilizadas em alpinismo e escalada. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2019 – 17:16:14

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...