14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Remo

O remo passou a ser considerado um desporto provavelmente na Inglaterra Victoriana, nos finais do século XVII e inícios do Século XVIII. Durante o século XIX o Remo tornou-se popular na Europa e foi-se espalhando pela América. Rapidamente as provas passaram a ser disputadas por profissionais e pesadas apostas passavam a ser prática comum.
 
O primeiro campeão a ser reconhecido foi Edwar 'Ned' Hanlan apelidado de  "The Boy in Blue" pelo fato que usava, azul da cor do ceú. Hanlan foi descrito como o primeiro verdadeiro campeão do mundo em qualquer modalidade - o remo de competição é anteriro a quaser todos os desportos olímpicos, no que concerne à história moderna. A primeira companhia Oxford - Cambridge teve lugar em 1828  Yale e Harvard foram os primeiros  a competir um contra o outro em 1852 em New Hampshires Lake Winnipesaukee.
 
O Remo é um dos desportos mais antigos e dos que envolve um maior esforço físico. O Remo, como a Natação, utiliza a maior parte dos grupos musculares do corpo humano: pernas, abdominais, peito, costas e braços.
 
 
Regras da Modalidade
 
Embora as técnicas fundamentais do Remo pouco tenham mudado ao longo dos séculos; o design, a construção e o peso dos barcos e remos, evoluiu significativamente. Assim com os barcos modernos, surgiram também uma série de acessórios e equipamentos auxiliares de treino.
 
Os tipos de barcos oficiais são constituídos por 1, 2, 4, ou 8 remadores, podendo as tripulações de 2 e 4 remadores ter ou não um timoneiro. O Shell (nome do barco de 8 remadores) têm obrigatoriamente um timoneiro. As tripulações de 2 e 4 remadores com um par de remos, têm o nome de Double-scull e Quadri-scull, respectivamente. Para os barcos de um remador e par de remos dá-se o nome de Skiff. Em competição os barcos são designados por referências conforme o esquema aqui apresentado:
 

 

Descrição
Referência competitiva
2 remadores, 1 remo cada , sem timoneiro
2-
2 remadores, 1 remo cada, com timoneiro
2+
4 remadores, 1 remo cada, sem timoneiro
4-
4 remadores, 1 remo cada com timoneiro
4+
8 remadores, 1 remo cada, com timoneiro
8+ (Shell)
1 remador, 1 par de remos
1X
2 remadores, 2 pares de remos
2X
4 remadores, 4 pares de remos
4X
8 remadores, 8 pares de remos (recente)
Shell remo duplo
 
 
Cada remador está posicionado no barco de costas para a proa (frente do barco). Sentados num assento com rodas (carrinho) que lhes permite o movimento das pernas (com os pés fixos numa pedaleira), o deslocamento do barco é obtido através de uma sequência de movimentos (ciclo da remada) comandados pelo timoneiro ou por um dos remadores. Essa sequência de movimentos inicia-se basicamente com a colocação do remo na água (pegada ou catch), passando pela parte em que o remador aplica força no remo, primeiro com as pernas, depois com o tronco e por fim com os braços (empurrada ou drive) e acabando com o exercício da força final no remo, através do tronco e braços quando o remador se inclina para trás (inclinação ou layback). Nas competições oficiais, o ritmo da remada (voga) é em média 30 a 40 por minuto. Sucintamente é esta a técnica que permite a deslocação do barco. Quanto às categorias para o Remo, temos as de remadores por peso e as de remadores por idade.
 

 

Naipe
Categoria
Limite de peso
Masculino
Peso - leve
Cada remador 72,5kg Média de remadores 70 kg
Masculino
Peso - pesado
Sem limites
Feminino
Peso - leve
Cada remador 59 kg Média de remadores 57 kg
Feminino
Peso - pesado
Sem limites
Júnior
Sénior B
Sénior A
Veterano
Até aos 18 anos
Dos 19 aos 22 anos
Mais de 23 anos
Mais de 27 anos
 
 
No que se refere às competições internacionais, elas estão por norma organizadas em distâncias de 2000 metros em linha recta, com 6 equipas por prova. A duração dessas provas varia consoante o tipo de barco, o clima, a corrente e o condicionamento técnico e físico dos remadores. O tempo de prova é em média de 5 a 8 minutos.
 
A prática do Remo de competição divide-se em Portugal em 5 categorias
 

 

Infantis
Atletas com idades de 10 a 12 anos
Iniciados
Atletas com 13 e 14 anos
Juvenis 
Atletas com 15 e 16 anos
Juniores
Atletas com 16 e 17 anos
Seniores
Atletas com 18 anos ou mais
 

 

Periodicidade Diária

sábado, 7 de dezembro de 2019 – 01:45:30

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...