13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Pankration

Pankration Antigo
 
É uma junção de palavras gregas "Pan e Kratos" que traduzida significa "todos os poderes" ou "todo poderoso" , sendo ambas aceitáveis traduções feitas por estudiosos gregos.
 
O Pankration foi um evento desportivo nos jogos Olímpicos da Grécia que foi introduzida nos jogos de 648A.C.
 
As regras do desporto eram simples, não se podia morder nem meter dedos nos orifícios corporais e a vitória era assegurada por KO, submissão ou morte.
 
Os escritos históricos do Pankration antigo estão protegidos e misturados com a mitologia grega, não se sabendo quais das "histórias" de lutas que aconteceram nos campeonatos e feitos de força dos campeões são mito ou realidade.
 
O que se sabe é que, tal como os boxeadores e os lutadores dos jogos olímpicos, os competidores de Pankration refinaram as suas habilidades através das gerações e tornaram-se extremamente "competentes" em todos os elementos do seu desporto, incluindo luta no chão e submissões, passando por luta em pé com todo o tipo de técnicas de ataque e defesa.
 
Os antigos jogos Olímpicos estavam interligados com muitas cerimónias religiosas e tinham conexões com a adoração aos Deuses que eram pagãos para a população cristã, estando esta a aumentar.
 
Por causa desta associação e do aumento da Cristandade, os Jogos acabaram por parar e com eles as competições de Pankration desapareceram por muitos séculos.
 
Os jogos olímpicos foram eventualmente adoptados e renasceram por todo o mundo, alternando a competição num novo país de 4 em 4 anos; no entanto, a competição de Pankration não foi reactivada devida às directrizes da Santa Sé que era quem efectivamente mandava no mundo ocidental nessa época.
 
É apenas por causa de registos históricos dispersos e devido ao especial interesse de algumas pessoas que o Pankration está a renascer nesta geração.
 
 
 
Pankration Moderno
 
A corrente onda de eventos "sem regras" e "paga para ver" (campeonato tipo UFC) trouxe com ela a curiosidade e o interesse pelo seu antecessor, o Pankration.
 
Tal como o boxe cresceu e se desenvolveu a partir da Grécia antiga ao "jardim" de Madison e ao resto do mundo, os atributos, técnicas, métodos de treino, regras, comportamentos e medidas de segurança também se desenvolveram, sendo que a maior parte desta evolução foi benéfica para o desporto e seus participantes.
 
Agora, após vários séculos, o Pankration grego tem a oportunidade de se tornar moderno, da mesma forma que o seu irmão, o boxe, fez.
 
Existe apenas uma organização nos nossos dias que realiza e sanciona eventos de Pankration reconhecidos pelo Governo Grego.
 
Essa organização é a WPAF ( World PanGration Athlima Federation).
 
Com esta organização, os competidores de Pankration terão o respeito e os benefícios que acompanham esse tipo de crescimento e evolução. Enquanto que a WPAF é a única grande organização que usa o nome Pankration.
 
 O que é um praticante de Pankration moderno?
 
Existem pessoas que clamaram arrogantemente que são eles que praticam o antigo Pankration grego porque o praticam com a violência da antiguidade.
 
A nossa resposta é: Não estamos na época dos Gladiadores e se queremos preservar a tradição do Pankration temos que o adaptar aos nossos tempos. Um conceito errado geralmente adquirido é de que o Pankration é a modalidade dos gladiadores romanos.
 
O facto é que os romanos o adaptaram para treinar os gladiadores mas no Pangration Grego, mesmo na antiguidade, os Atletas  respeitavam os seus adversários. Quando um atleta levantava o dedo em sinal de rendição o adversário parava de atacar. Quando esta regra ou outra não eram compridas, os Árbitros vergastavam o Faltoso com a vara que possuíam. Uma coisa é importante acerca do Pankration, para ser reconhecido como um praticante de Pankration, tem que se competir e competir bem.
 
Quando se olha para os registos da história grega, os únicos nomes que constam são os de grandes competidores que foram campeões no seu desporto. Estes campeões vieram de muitas e diferentes áreas e tinham especialidades ou estilos de luta diferentes. Este facto pode ser visto nos dias de hoje através dos muitos lutadores de diferentes países e estilos a tentar provar nos campeonatos que são os melhores.
  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de julho de 2019 – 04:56:57

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...