14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Acrobacia Aérea

A acrobacia aérea é uma actividade que se pratica utilizando aeronaves com motor ou sem motor , especialmente adaptadas . É uma actividade perfeitamente codificada , como a patinagem artistica ou a ginástica, com reportórios de figuras perfeitamente definidas e catalogadas (diagramas Aresti) pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), que com uma formação progressiva e sólida da parte dos concorrentes e dos juízes e instrutores permite que este desporto se desenrole com toda a segurança.
 
Os concorrentes em competição voam três sequências de manobras acrobáticas, uma sequência conhecida , uma estilo livre e outra desconhecida. Cada uma destas sequências é composta dum conjunto de manobras extraído dum catalogo de figuras permitidas (Catálogo FAI) .
 
A sequência é voada num espaço cúbico , perfeitamente definido e marcado no terreno de acordo com as normas FAI.
 
O vôo é julgado por juízes que se encontram no solo. Os critérios de julgamento são específicos para cada figura. Segundo uma escala (entre 0 e 10), que é multiplicada pelo coeficiente de dificuldade de cada figura, dando a pontuação parcial, que será somada a outras pontuações da sequência predeterminada.
 
Para se exercer a função de juiz é necessário frequentar um curso específico e obter experiência num certo número de competições desportivas.
 
Para se manter a licença de juiz válida é necessário revalidar através de um exame e ter julgado um número mínimo de competições anualmente. 

Periodicidade Diária

sábado, 7 de dezembro de 2019 – 01:30:12

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...