18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia dos Oceanos é celebrado pelos municípios de Lisboa e Oeiras com atividades gratuitas para todos

 

Bauhaus of the Seas Sails

 

O Dia dos Oceanos é celebrado pelos municípios de Lisboa e Oeiras com atividades gratuitas para todos

 

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado a 8 de junho pelos municípios de Lisboa e Oeiras, parceiros portugueses do projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails, com um conjunto de atividades abertas ao público em vários locais ribeirinhos em ambos os concelhos.

 

No âmbito desta celebração, os vários parceiros do Bauhaus of the Seas Sails pretendem dar corpo a projetos inovadores para os grandes centros urbanos costeiros, com o intuito não só de melhorar a qualidade de vida das suas comunidades, como também promover a sustentabilidade do respetivo meio aquático e contribuir para um futuro mais consciente, através de um programa público de atividades culturais.

 

Lisboa e Oeiras apresentam três projetos-piloto demonstradores – Bluemaker SpaceRegenerative Menu e A Call to the Sea – cuja primeira apresentação acontece no dia 8 de junho, entre as 9h30 e as 22h, no Mar da Palha, em Lisboa, e na Baía dos Golfinhos e Forte de São Bruno, em Oeiras.

 

De entrada livre e participação gratuita, pretende-se com este evento contribuir para um momento de reflexão, debate e construção de inteligências coletivas sobre a história que o Tejo e as cidades de Lisboa e Oeiras partilham, mas sobretudo como essa história vive das suas interseções com a vida das comunidades.

 

Em Lisboa, é precisamente no processo de cruzamento entre os diversos saberes que este evento é ancorado no Mar da Palha, gerando tanto um conjunto de outcomes (que incluem a coleta de dados qualitativos sobre estas relações) como um conjunto de outputs, os quais incluem conversas ao ar livre sobre o enquadramento ribeirinho, workshops para famílias e crianças, laboratório de fotografia sobre algas e biomateriais e uma caldeirada à fragateiro, cocriada entre um chef e pescadores, enquanto arranque oficial e popular destes projetos-piloto Bauhaus of the Seas Sails em Portugal.

 

Em Oeiras, a comunidade é convidada a participar numa jornada única de apelo à preservação e à ação em prol dos rios e oceanos, rumo ao conhecimento. Ao embarcar no Forte de São Bruno, mergulha-se no mundo secreto dos ecossistemas aquáticos, por meio de diversas iniciativas que reforçam as raízes culturais marítimas e aproximam a ligação passada, presente e futura com o Tejo. O programa inclui uma visita guiada ao Forte de São Bruno, as conversas de espanto sobre os ambientes marinhos, desde o visível ao invisível, além de oficinas experimentais de cianotipia, pintura decorativa e outras curiosidades sobre as espécies que habitam o Tejo.

 

Bauhaus of the Seas Sails é um dos seis primeiros “Lighthouse Demonstrators” da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, promovida desde 2020 pela Comissão Europeia para acelerar a implementação do Pacto Verde (Green Deal). O consórcio europeu inclui municípios, universidades e instituições culturais de Roterdão (Países Baixos), Malmö (Suécia), Veneza (Itália), Génova (Itália) e Hamburgo (Alemanha). A participação portuguesa é assegurada pelos Municípios de Lisboa e Oeiras, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Superior Técnico.

 

As inscrições para as atividades dos Municípios de Lisboa e de Oeiras devem ser efetuadas para os endereços de e-mail: 

Lisboa: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Oeiras: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Consulte a programação completa aqui.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 15:56:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...