18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dez Calendário do atletismo de 2020 engloba Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus

 

Campeonatos Mundiais de Pista Coberta em Nanjing, Jogos Olímpicos em Tóquio, Campeonatos da Europa em Paris...

 

O calendário da época de 2019/2020 já está praticamente definido, apenas com algumas dúvidas quanto à participação de seleções nacionais e quanto aos locais de realização de algumas das competições.

 

No alto rendimento, aquele que concerne às seleções nacionais, os momentos mais importantes serão os do verão, com os Jogos Olímpicos (Tóquio) a realizarem-se entre 31 de julho e 9 de agosto, seguidos depois pelos Campeonatos da Europa de pista de 25 a 30 de agosto em Paris.

 

Contudo haverá mais provas que poderão ter presença das seleções portuguesas.

 

Dentro das previsões teremos os mundiais de pista coberta 13 a 15 de março, em Nanjing (China) e o Campeonato do Mundo de Nações em Marcha Atlética, que se realizará em maio (2 e 3) em Minsk (Bielorússia).

 

Outro Mundial (meia maratona) terá lugar em Gdynia (Polónia) a 29 de março.

 

Duas competições internacionais decorrerão em Portugal: em março (21 e 22), Leiria receberá a Taça da Europa de Lançamentos, e em julho (dia 4), Cinfães receberá o Campeonato da Europa de Corrida em Montanha.

 

Ainda haverá provas para as seleções seniores: Campeonato Ibero-Americano (Tenerife), a 25 e 26 de janeiro; Troféu Ibérico de 10.000 metros (e também Campeonato de Portugal de 10.000 metros), no dia 18 de Abril (em Beja); Taça da Europa de 10.000 m (Londres), a 6 de junho; Torneio Espanha/Portugal/Itália em Saltos (3 de julho, local a designar).

 

Para os escalões mais jovens a oferta passa pelo Campeonato do Mediterrâneo em sub23 (La Nucla, Espanha), a 6 e 7 de junho; Mundiais de sub20 (Nairobi, Quénia), de 7 a 12 de julho; Europeus de sub18 (Rieti, Itália), de 16 a 19 de julho; e Torneio Ibérico de Provas Combinadas em sub18, pista coberta, já em janeiro (25 e 26), em Madrid, no mesmo fim-de-semana em que se reatará o Crosse Internacional de Juniores (sub20), na Amadora (26 de janeiro).

 

No que concerne aos veteranos, Portugal acolherá dois Europeus: o de pista coberta, que decorrerá em Braga, de 15 a 21 de março, e o de trail e montanha, que decorrerá na Madeira, de 27 a 29 de março.

 

Atletismo Adaptado com cinco provas internacionais

 

O atletismo adaptado de alto rendimento tem cinco grandes provas internacionais: o Campeonato da Europa de Corta-Mato (INAS), em Sestriere (Itália), a 17 e 18 de março; os Mundiais de Síndrome de Down (IAADS), em Antalya (Turquia), de 31 de março a 7 de abril; a Taça do Mundo de Maratona (IPC), em Londres ( de abril); os Europeus IPC, em Bydgoszz (Polónia), de 3 a 7 de junho; os Europeus INAS, em Saransk (Rússia), de 20 a 26 de junho; e o ponto alto da época, os Jogos Paralímpicos, em Tóquio (Japão), de 28 de agosto a 6 de setembro.

 

Competições Nacionais e meetings em 14 distritos

 

No que diz respeito a competições nacionais (incluindo-se aqui os meetings do Circuito Nacional e outras provas de caraterísticas semelhantes) atravessará grande parte do território nacional, do continente à ilha da Madeira, num total de visita a 14 distritos!

 

As competições mais mediáticas têm palcos diversos, com os nacionais de estrada e os Campeonatos de Portugal em pista a desenrolarem-se no distrito de Lisboa (ambos no Jamor); os Campeonatos de Portugal de Maratona e de Corta-Mato Longo realizam-se no distrito de Aveiro; as principais provas de pista coberta conhecerão os palcos habituais (Braga e Pombal); as competições jovens em pista ao ar livre visitarão vários locais, passando pela Maia, por Castelo Branco, Viana do Castelo e Albufeira.

 

As provas mais importante de clubes, as finais das três divisões nacionais ao ar livre, têm encontro marcado com o distrito de Braga, mas na cidade de Guimarães.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:49:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...