13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa de manhã e no último dia do ano

 

A nona edição da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa realiza-se pela primeira vez de manhã. Será a 31 de dezembro e conta de momento com cerca de 8.500 inscritos.

 

Hugo Sousa, director da HMS Sports e mentor da prova, justificou a escolha do dia e da hora: “A prova é sempre no último sábado do ano. Este ano, calha a 31 de dezembro. Em função das celebrações da passagem do ano na capital, considerámos que a melhor opção seria fazer a corrida de manhã. Não tínhamos outra data possível.


Na apresentação da prova que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, Hugo Sousa explicou ainda que “temos menos 25 por cento de inscritos, mas estamos a trabalhar para que seja um momento diferente”. Neste momento, estão inscritos cerca de 8.500 atletas.


Numa altura em que Lisboa se é candidata a Capital Europeia do Desporto 2021, Sónia Paixão, diretora do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, sublinha a importância de um evento que em oito edições reuniu mais de 50.000 participantes. "É precisamente este nível de eventos que nos coloca no caminho para 2021."


Dulce Félix e Ricardo Ribas são totalistas da prova. "Fico feliz por estar em presente em todas as edições e ir para a nona edição sem lesões é bom sinal. A minha expectativa, como em todas as competições, é tentar ganhar. E como há a competição Homens versus Mulheres, o objetivo é tentar vencer os homens", refere a atleta do Sport Lisboa e Benfica.


Este ano, a diferença entre a partida da elite feminina e a elite masculina é de 02’59”. “Nós temos de fugir e eles vêm em grupo na perseguição, o que torna tudo mais fácil. A vantagem de 2’59” é mais confortável do que noutros anos, mas temos de estar numa boa forma para ganhar", sublinha Dulce Félix.


Jéssica Augusto também mantém a tónica vencedora. "Vamos partir fortes e tentar ganhar aos homens. No ano passado eu assumi a corrida no início, parti muito forte, e a Dulce Félix tirou vantagem disso. Este ano, se for preciso, também o farei."


Entre a elite masculina, Hermano Ferreira assume o desejo de empatar a competição Homens versus Mulheres, que é actualmente favorável às mulheres por 4-3. "Sou um dos favoritos e vou com a intenção de ganhar. Esta tem um sabor especial, porque é uma prova que eu gosto e o Homens versus Mulheres desperta mais competição ainda. Gosto de objetivos e este é um dos objetivos: tentar apanhar as mulheres e empatar a competição. Vamos trabalhar para isso", realça.


Já Ricardo Ribas destaca os 10 km que começam e termina na Avenida da Liberdade e levarão os participantes à Zona Ribeirinha de Lisboa. "O percurso é fantástico. Esta prova tem caraterísticas muito próprias: o primeiro quilómetro é muito rápido, a correr abaixo de 2’40”, e tem de se estar muito bem preparado. Quem não estiver bem preparado, aos dois quilómetros já não está na frente da corrida", sublinha.


João Pereira, triatleta do Benfica, detém o recorde de 2’33” no último quilómetro e depois do segundo e terceiro lugar na prova, almeja o lugar mais alto do pódio. "O objetivo é dar o melhor de mim e se conseguir ganhar melhor ainda. Mas os atletas que vou enfrentar são atletas bastante fortes, que respeito bastante, mas claro que vou dar tudo. Se vir que não consigo ir aos lugares cimeiros, acho que me vou poupar para o último quilómetro para tentar surpreender novamente", refere.


Na conferência de imprensa, esteve também presente o vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. Luís Figueiredo enalteceu a importância da prova e da prática desportiva entre milhares de pessoas. Vasco Pinto, representante do El Corte Inglés, apresentou os capitães da equipa masculina e da feminina para este ano: Nuno Delgado e Naide Gomes. O antigo judoca esteve presente no local e mostrou-se bastante confiante no triunfo da formação que lidera.


A El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa realiza-se pelas 10h30 de sábado, dia 31. Uma hora e meia antes terá início a Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada, prova para crianças dos 5 aos 13 anos que este ano tem como padrinho Nuno Markl, convidado pela Fundação do Gil, instituição para qual revertem na totalidade as inscrições da corrida dos mais pequenos.

 

 

V o t o s  de  B o a s  F e s t a s

Periodicidade Diária

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 – 12:00:35

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...