Meia Maratona de Barcelos segue para a quinta edição

 

Decorre a 8 de abril a quinta edição da BMcar Meia Maratona de Barcelos. Organizada pelos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, a prova mantém o percurso do ano passado, com 21 km, e as duas variantes mais pequenas: uma mini maratona de 11,5 km e uma caminhada de 10 km. Albertina Dias será a madrinha da prova.

 

As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com ou na sede da associação, em Barcelinhos.

 

Na apresentação aos jornalistas, o diretor da prova, Vítor Almeida, disse que o percurso “não é exigente” e segue o mesmo trajeto da edição do ano passado. Tudo começa e acaba na Avenida da Liberdade, onde se concentra a animação antes e depois da prova.

 

Na zona da meta vão estar também presentes quatro artesãos da cidade com trabalhos expostos. A prova vai este ano celebrar o artesanato barcelense, oferecendo aos participantes que terminem o percurso uma medalha comemorativa com uma figura do galo de Barcelos, um cabaz especial com uma cerveja artesanal, um chocolate e natas - tudo barcelense - para além da habitual camisola de atletismo,Davide Ferreira, presidente adjunto dos Amigos da Montanha, agradeceu a presença dos grandes nomes do atletismo e desporto nacional que responderam ao convite para estarem nesta apresentação e à Câmara Municipal de Barcelos e BMcar pelo apoio, esperando que a prova vá ao encontro das expectativas, já que toda a organização está a ser preparada nesse sentido. Realçou também o papel da prova no incentivo à formação de jovens no atletismo dos AM, algo que José Regalo, vogal da Federação Portuguesa de Atletismo, reforçou, ao dizer que “os frutos do trabalho e do investimento na área da formação começam a surgir”.

 

O representante da Federação, tal como Hélder Madanços, da BMCar - a patrocinadora principal da prova - alinharam no mesmo diapasão, ao mostrar confiança na organização para montar “de novo um evento ao mais alto nível”.

 

Doroteia Peixoto, atleta dos Amigos da Montanha e vencedora das duas últimas edições da Meia Maratona, quer voltar a repetir a vitória, continuando a sua preparação para a Maratona de Dusseldorf com o objetivo de ir aos campeonatos da Europa. Ricardo Ribas, treinador dos atletas dos AM Augusto Costa e Doroteia Peixoto, que também já venceu por duas vezes a prova, agradeceu aos Amigos da Montanha o apoio aos atletas.

 

Ricardo Dias, atleta do Sporting Clube de Portugal, classificou a maratona como já sendo “uma das míticas do Norte e de Portugal” e garantiu que quer deixar a sua marca e, assim vencer a prova no setor masculino.

 

O vereador para o desporto da Câmara Municipal de Barcelos, Francisco Rocha, elogiou todo o trabalho que os Amigos da Montanha têm executado dentro e fora das fronteiras do concelho e garantiu que o município está empenhado em continuar a apoiar a associação nas suas atividades. Francisco Rocha declarou que vai ser mais exigente com os AM para fazer “cada vez mais e melhor” e deixou elogios e desejos de sucesso à organização.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...