18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Zoelae Trail “Corre até às origens”

 

 

O Castelo de Bragança é a meta do I Zoelae Trail, apadrinhado pelo atleta David Quelhas, que, a 13 de agosto, traz centenas de adeptos da modalidade a Bragança.

 

Organizado pelo Município de Bragança, o Zoelae Trail, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem, coincide com a realização da Festa da História e inclui duas provas distintas: o Zoelae Trail Longo (25 quilómetros) e o Zoelae Trail Curto (17 quilómetros) e uma caminhada.

Com partida da aldeia de Castro de Avelãs, onde se encontra o Mosteiro de São Salvador, as provas decorrem na Serra da Nogueira, que acolhe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa. Com passagem pelo sítio da Torre Velha, conhecido como a capital do povo pré-romano e um dos mais antigos grupos étnicos da Península Ibérica, os Zoelae, que dá nome a este evento, as provas terminam no Castelo de Bragança, que estará enfeitado e animado por ocasião da Festa da História e onde milhares de pessoas aguardarão os participantes.

 

As provas

 

Sendo a prova principal o Zoelae Trail Longo, com 25 quilometros, terá início às 8:00 horas, partindo de Castro de Avelãs, e contando com subida acumulada de 799 metros.

O Zoelae Trail Curto, com 17 quilómetros, terá início no mesmo local, às 08:30 horas e tem de subida acumulada 439 metros.

 

Já a Caminhada Zoelae começa no Castelo, às 9:00 horas, e integra um trajeto circular de aproximadamente 8 quilómetros.

 

Inscrições

 

As inscrições podem ser efetuadas em www.dareyouspot.com até 7 de agosto.

 

Sendo a realização da caminhada gratuita, o valor da inscrição para o Zoelae Trail Longo e para o Zoelae Trail Curto é de 15 e 10 euros, respetivamente, se efetuada entre 14 de maio e 7 de junho, passando para 20 e 15 euros (para inscrições realizadas de 8 de junho até 14 de julho) e 25 e 20 euros, a partir de 25 de julho até ao dia 7 de agosto, data em que terminam as inscrições.

 

Cada inscrição inclui: dorsal, abastecimentos, medalha finisher, t-shirt técnica, seguro, banhos, transporte para a partida e para a meta em caso de desistência, assistência de primeiros socorros, almoço e brindes.

 

Para a realização deste evento, o Município de Bragança conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bragança, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da t’inc, do Ginásio Clube de Bragança e da Dare You Spot.

 

O nome “Zoelae Trail”

 

O evento decorre no território ocupado pelo povo pré-romano Zoelae, que, embora de origem desconhecida, vários autores consideram-no como um dos mais antigos grupos étnicos na Península Ibérica.

 

Este povo deixou lápides decoradas com animais, como porcos selvagens e veados e símbolos circulares, simbolizando o sol, sendo a sua sociedade caraterizada pela importância do papel da mulher, pela sua bravura em combate e gosto por acolher visitantes.

 

O percurso de ambas as provas passa no sítio da Torre Velha, onde se pensa poder ter existido a capital dos ZOELAE.

 

A localidade de partida, Castro de Avelãs, as origens do Mosteiro de S. Salvador Castro de Avelãs são incertas e ainda envolvidas em lenda. A tradição popular diz ser esta a última morada de um poderoso cavaleiro – o Conde de Ariães, misteriosa personagem de tenebrosa e lendária história.

 

Nesta primeira edição, as provas decorrerão na Serra de Nogueira, onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa. A flora e vegetação que ocorrem no conjunto Nogueira/Montesinho destacam-se no contexto nacional.

 

Várias circunstâncias concorreram para que este território chegasse aos dias de hoje encerrando uma biodiversidade.

 

A meta está localizada na Cidadela, um recinto fortificado que, ainda hoje, domina o aglomerado - funciona, através dos tempos, como presença forte de "portugalidade".

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 10:03:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...