Valongo inaugura primeiro Centro de Trail Running da Área Metropolitana do Porto

 

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, inauguram no próximo domingo, dia 18 de março, pelas 11h00, o Centro de Trail Running de Valongo, o primeiro a ser implementado na Área Metropolitana do Porto e o único do país preparado para utilização noturna.

 

Após o descerrar da placa inaugural no Parque da Cidade de Valongo, será realizada uma caminhada pelos percursos de trail, onde também estarão a correr ou a caminhar as centenas de atletas inscritos nas várias provas dos Trilhos do Paleozoico, um dos mais carismáticos eventos de trail running do país e que é também a primeira competição de 2018 a integrar o Circuito Trilhos de Valongo.

 

O Centro de Trail Running de Valongo terá como centro nevrálgico o Parque da Cidade de Valongo, local que dá acesso ao Corredor Ecológico e às Serras de Santa Justa e Pias que integram o Parque das Serras do Porto. Nesta infraestrutura, os praticantes de trail terão acesso a balneários e outras estruturas de apoio capazes de proporcionar as melhores condições de segurança e conforto possíveis numa corrida de montanha.

 

A rede de percursos totaliza 90 km de trilhos, com quatro percursos homologados pela Associação Portuguesa de Trail Running e desenhados para assegurar vários níveis de dificuldade: Trilho do rio Ferreira (10 km), Trilho de Santa Justa (12 Km), Trilho do Paleozóico (23 Km) e Trilho do Vale Longo (45 km). Aproveitando as excelentes condições do concelho de Valongo, nestes quatro percursos será possível usufruir da diversidade dos elementos paisagísticos e locais emblemáticos não só das Serras do Porto, mas também de Quintarei e de Alfena.  

 

Juntamente com o Centro de BTT de Valongo que inauguramos em agosto de 2017, disponibilizamos agora duas infraestruturas que em muito vão contribuir para a dinamização das Serras do Porto e para o desenvolvimento do desporto ‘outdoor’ na Área Metropolitana”, salienta José Manuel Ribeiro, que é também Presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto.

 

Mapa dos Percursos

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...