Ester Alves e Tiago Romão brilham em Riaño Trail

 

Os atletas da Salomon Suunto Portugal, estiveram presentes na Riaño Trail, uma prova por etapas que decorre no Parque Natural Fuentes Carrionas, no Parque Natural dos Picos da Europa e no Parque Regional Montanhas de Riaño e Mampodre, na Montanha Leonesa em Espanha.

 

Ester Alves e Tiago Romão da equipa Salomon Suunto Portugal fizeram 2.º lugar da geral. A prova composta por 3 etapas começou na sexta feira e terminou hoje. A primeira etapa com 29,9 km e 2450 metros de desnível positivo partiu da localidade de Valverde, Tiago Romão completou o percurso numa hora e dez e foi o 3.º homem a cortar a meta, atrás dos espanhóis Roberto Heras e Marcos Ramos.

 

 

Ester Alves foi a segunda mulher a cortar a meta desta etapa fazendo um tempo de uma 1 hora e 26 minutos, 2 minutos atrás da vencedora, a espanhola Ainhoa Trigueros.

 

A segunda etapa com 38 km e 3081 metros de desnível positivo, partiu de Caín de Valdeón, no coração do Parque Nacional Picos de Europa, e o primeiro atleta a cortar a meta em Ermita del Pontón foi Roberto Heras, seguido de Tiago Romão que completou a prova em 2h18m. Ester Alves foi novamente segunda, não conseguindo bater a espanhola que já tinha ganho a primeira etapa.

 

 

Hoje teve lugar a 3.ª etapa com uma distância de 22,7 km com 1391 metros de desnível positivo, Tiago Romão voltou a cortar a meta em 2.º lugar com um tempo de 3h 28m e Ester Alves cortou a meta em primeiro fazendo um tempo de 4h36m.

 

Os dois atletas da Salomon Suunto Portugal completaram os 91km com 7000 metros de desnível positivo em 2.º lugar masculino e feminino.

 

Além de Ester e Tiago estavam mais 8 portugueses, Joana Sousa que ficou em 5º da geral feminina individual, André Castro que ficou em 23.º da geral masculina individual, Luís Duarte e Jerôme Rodrigues que ganharam a prova por equipas, Paulo Santos e Sandro Jordão que ficaram em 54,º em equipas e Fernando Machado e Maria Dias que ficaram em 67.º em equipas.

 

Ester Alves participou nesta prova pela 2.ª vez e classifica estes trilhos extremamente técnicos e perigosos, mas com uma envolvente de cortar a respiração.

 

Já Tiago Romão não só foi a primeira vez que fez esta prova, como foi também a primeira vez que que correu em alta montanha. “Tentei aprender ao máximo e tirar notas para o futuro. As 3 etapas foram muito diferentes, mas sempre com um ingrediente em comum, subidas muito íngremes, onde era impossível correr para chegar até ao pico, seguido de uma crista vertiginosa e descer por trilhos super técnicos. Adorei cada quilómetro desta prova, mas não aconselho a quem não tem experiência. É preciso ter uma boa preparação física e uma boa dose de loucura!” Revelou o atleta.

 

O Riaño Trail é uma prova que integra a Espanha Ultra Cup e oferece 3 pontos para o UTMB.

 

Foto: Diego Winitzky​ e Aitor Toribio

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...