13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Grande Trail Serra D’Arga 2018 - 2500 atletas na maior Festa do Trail Running Nacional

 

Nos últimos oito anos, todos os finais de Setembro, a Grande Festa de Trail Running ruma ao Alto Minho e tem a Serra d’Arga como palco principal. Comprovando, que este evento é muito mais do que uma prova desportiva, é a celebração da família do trail, um encontro de amigos em comunhão com a Natureza, é momento de superação pessoal e transposição de limites!

 

A Serra d’Arga tem um território com 4500 hectares e faz parte do maciço montanhoso da Peneda-Gerês. Também conhecida por Montanha Sagrada devido aos seus trilhos seculares, esconde em si vários quilómetros de calçadas romanas que ligam as populações, de aldeia em aldeia, tornando-a num local único e mágico! Aqui, há um micro clima próprio. Não temos em Portugal outra serra com tamanha altitude encostada ao Atlântico. Apenas dez quilómetros separam o mar dos 825m de altitude máxima desta serra na zona Norte de Portugal, onde os ventos fortes arrastam a massa de ar húmido do Atlântico que dá vida a este local.  

 

A edição de 2018 realizou-se de 21 a 23 de Setembro e trouxe, uma vez mais, novidades para os seus participantes. A inclusão da vizinha Galiza no projecto GTSA é uma delas. O rio Minho e o Monte de Santa Tecla foram palco da prova Sunset 13km na sexta-feira a do GTSA Aventura 80km ao romper do dia de sábado. Com partida às 6h00 no centro de Caminha, os atletas dos 80 quilómetros seguiram para a travessia do rio Minho em kayak, subiram ao Monte de Santa Tecla, regressando para a mata do Camarido com nova travessia a pares em kayak. Subiram ao Monte de Santo Antão, depois ao Monte da Sra. das Neves e entraram em Dem. Aqui, o percurso passou a ser coincidente com o do GTSA 53km, correndo os participantes dos 80 quilómetros em conjunto com os da versão de 53 quilómetros. Um grande desafio que uniu a volta completa à Serra d’Arga, com Caminha e La Guarda, Galiza. Esta nova aventura de 80 quilómetros foi ganha pelos barcelenses João Rodrigues (10:14:13h) e Mariana Ballester ( 14:30:51h).  

 

O GTSA KM Vertical aconteceu também no sábado dia 22 às 10h30 em Estorãos, permitindo assim os seus participantes vissem a partida do GTSA 53km em Dem e se deslocassem depois para a partida. Com a partida do GTSA 53km às 9h00 e do KM Vertical às 10h30 tivemos uma grande massa humana e uma grande festa no alto da Senhora do Minho. 

 

Os vencedores da prova rainha do evento, os 53 quilómetros foram Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo/Compressport com 05:22:44h e Sofia Roquete do AMCF-Arrábida Trail Team com 06:51:35h.

 

No domingo, dia 24 de Setembro, decorreram em simultâneo três provas competitivas: o Trail Longo, com 33km e 21km, e o Trail Curto com 14km. Teve ainda lugar uma caminhada de 7km. Todas as provas foram circulares, com partida e chegada em S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. 

 

Esta edição contou com nove provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: Sunset Trail 13km, GTSA Aventura 80km, GTSA Ultra Trail 53Km, KM Vertical, Trail Longo 33Km, Trail longo 21Km, Trail Curto 14Km, Caminhada 7Km e Trail Jovem.

 

Nesta edição estiveram presentes cerca de 2500 atletas, oriundos de vinte e quatro países diferentes, com destaque para Espanha, França, Cabo Verde e Portugal. Apesar de forte contingente de atletas internacionais, a 8ª edição do Grande Trail Serra d’Arga foi dominada por atletas portugueses na prova rainha, tanto na vertente masculina como feminina. 

 

O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events® com o apoio e colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e La Guarda. Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de Cima e Arga de Baixo. Foram ainda parceiros desta edição a Impetus, Berg Outdoor, 4moove, Ecomobile rent-a-car, Milaneza, Chocolates Avianense e Águas do Fastio.  

 

A Grande Festa do Trail Nacional já tem data marcada para o próximo ano. A rumaria à Serra d’Arga será de 20 a 22 de Setembro de 2019! 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 19 de novembro de 2018 – 14:09:48

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...