18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ester Alves e Tiago Romão estreiam-se no Andorra Ultra Trail Vallnord

 

O AUTV já deu início às festividades que se prolongam até ao próximo domingo dia 21 de julho.

 

Os atletas da Salomon Suunto Portugal já se preparam para as provas que elegeram para a sua estreia no AUTV.

 

 

Tiago Cantante Romão será o primeiro a pôr o pé na montanha, o desafio são 83 km e 5000 m d+ da Celestrail, que parte às 00h de domingo (hora local) sob a luz da lua cheia. Este é o desafio a que o atleta apelida de “a loucura anual”. Depois de um campeonato do mundo com uma belíssima prestação, 2.º melhor português e 21.º da geral, as competições voltam agora ao calendário do atleta.

 

Embora focado nas distâncias entre os 30 e os 50 km, Tiago elege todos os anos uma aventura e, este ano, a escolha recaiu na Celestrail, uma das 4 ultras maratonas do Andorra Ultra Trail Vallnord que o português Armando Teixeira venceu em 2017. Os atletas partem da povoação de Ordino rumo a um percurso exigente e selvagem, com zonas de montanha para recuperar depois da passagem por três picos, a mais de 2500 m de altitude.

 

Tiago terá a competir a seu lado nomes como os andorranos, Julio Rodrigues e Xavier Teixidó que conhecem muito bem o terreno. Além de Tiago há mais 14 portugueses entre os 500 participantes oriundos de 26 países.

 

 

Já Ester Alves vai alinhar na Maratón dels Cims (42,5km 3000m d+) no sábado às 8h da manhã.

 

A atleta nunca competiu no AUTV e nunca fez duas maratonas em 7 dias, serão duas estreias.

 

A semana passada alcançou a sua quarta vitória consecutiva na Maratón da Ultra Sierra Nevada, esta semana voltará a desafiar-se nas magníficas paisagens dos montes e vales da zona norte de Andorra. Esta maratona conta com 25 portugueses num total de 2 445 corredores de 48 países.

 

AUTV

 

O Andorra Ultra Trail Vallnord é uma grande celebração dos amantes da montanha e uma das provas internacionais de trail que mais atrai os portugueses. Acontece todos os anos em julho sob a lua cheia. Este ano, na sua décima primeira edição, as festividades tiverem início a 17 de julho em Ordino com a Eufòria. A primeira das 5 corridas competitivas que decorrem até dia 21 julho. Com o seus 233 km e 20 000 m d+, sem marcações, e em que os participantes tiveram que demonstrar experiência anterior para poder enfrentar este desafio a pares. Cada corredor será equipado com um dispositivo GPS que permitirá que a organização saiba sua localização exata a qualquer momento. A Destacar a vencedora do ano passado, a espanhola Nerea Martinez, e o japonês Wataru Iino, que ficou em segundo lugar no Alut- Algarviana Ultra Trail 2018.

 

Hoje (19 julho) às 7 da manhã partiu a Ronda dels Cims, a prova rainha do evento e aquela que permite dar a volta inteira ao principado nos seus 170 km com 13 500 m d+. Conta com 35 portugueses entre 450 participantes de 32 países. Hoje quando cair a noite, pelas 22h, em Andorra entra em cena a Mitíc com os seus 120 km e 9 700 m d+. Entre os 500 participantes de 34 nacionalidades estarão presentes 19 portugueses.

 

Duas horas depois será a vez de apoiarmos Tiago na sua odisseia de 83 km (Celestrail). E finalmente no sábado pelas 8h da manhã será a vez de Ester entrar em ação na Maratón.

 

Foto: Pau Storch e Sergio Robles

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:22:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...