13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sébastien Loeb e o 208 WRX regressam à Letónia em busca de nova vitória

 

 

Menos de duas semanas depois de competir em casa, em Loheac, França, o Team PEUGEOT Total viaja para a Letónia, na esperança de obter novos sucessos naquela que será a 9ª jornada do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2018 (World RX), que terá lugar no próximo fim de semana. Recorde-se que foi aqui que, há dois anos, Sébastien Loeb conquistou a sua primeira vitória no ralicross. Timmy Hansen também espera alcançar o 1º lugar – depois de já ter subido ao pódio duas vezes nesta temporada – de forma a confirmar a performance do PEUGEOT 208 WRX EVO e recompensar o esforço incansável da equipa técnica da PEUGEOT Sport.

 

·         A prova de Loheac permitiu ao Team PEUGEOT fazer uma avaliação das mais recentes evoluções do seu 208 WRX EVO, estreadas há apenas dois meses na Suécia, e identificar diversos pontos que serão sujeitos a novas melhorias. Embora a equipa não tenha obtido o resultado que desejava nestaFinal disputada em casa, isso só veio aumentar a determinação de todos em regressar ao pódio e alcançar vitórias: o objetivo definido pela PEUGEOT para este que é o seu primeiro ano de participação oficial no World RX.

 

·         Quanto aocircuito de Bikernieki, este localiza-se apenas a 15 minutos do centro da capital da Letónia, Riga, uma proximidade que garante uma grande afluência de espectadores, tendo em conta que o ralicross é um dos desportos motorizados mais populares no país. O nome do circuito, que tem origens em 1962, resulta da floresta circundante, que integra a secção de terra da pista. No total, o circuito tem 1,294 km de extensão, com 60% em asfalto e 40% em terra. Com um traçado exigente e uma grande variedade de curvas, o recorde da pista (45,831 segundos) está atualmente na posse do norte-americano Ken Block.

 

·         Com 4 provas por disputar até ao final da temporada do Mundial FIA de Ralicross, o Team PEUGEOT Total ocupa o 3º lugar no Campeonato de Equipas. No Campeonato de Pilotos, Timmy Hansen está em 4º lugar e Sebastien Loeb em 5º, apenas a 9 pontos do 3º e 6º lugares, respetivamente. Kevin Hansen ocupa o 8º posto.

 

 

Kenneth Hansen, Diretor do Team PEUGEOT Total

“Cada circuito de ralicross tem a sua personalidade e Riga não é exceção: é um circuito apertado e técnico, com barreiras e rails muito próximos à pista, pelo que não há margem para erros. Sabemos bem como é, pois foi neste circuito que testámos antes da prova canadiana, mas é importante não esquecer que todas as outras equipas também o conhecem bem e também prepararam os seus carros com afinco. Vamos, portanto, ter de esperar para ver se a pista ainda nos é favorável como já o foi antes. Esta corrida surge no final do verão, pelo que a meteorologia acaba por ser uma incógnita, mas, ainda que chova, continua a ser uma pista com bastante aderência. Depois da última prova, em Loheac, fizemos um balanço e uma análise exaustiva de

forma a perceber o que podíamos ter feito melhor. Somos uma equipa ainda jovem nestas andanças, é a nossa primeira temporada conjunta neste campeonato – que é uma novidade para a PEUGEOT – e temos ainda muito potencial para desenvolver. Antes de partirmos para Riga, tivemos uma sessão de testes em França para chegarmos à Letónia o mais preparados possível.”

 

Sébastien Loeb, PEUGEOT 208 WRX #9

“A minha primeira vitória no Campeonato do Mundo FIA de Rallicross foi alcançada em Riga, em 2016, pelo que é natural que este seja um local de que gosto particularmente e que me traz boas recordações. Nos testes que lá fizemos no verão, demonstrámos uma boa performance e constatamos que o nosso PEUGEOT 208 WRX Evo se adaptou bem ao circuito, o que é encorajador. E mais não posso dizer. Em Loheac, andámos bem e fomos rápidos, mas as coisas não nos correram bem. À parte da Semi-Final, não tive uma única corrida ‘limpa’. Na Final, estava, mais uma vez, com um bom andamento. Tinha a volta mais rápida, à frente do Johan Kristoffersson, mas não consegui arrancar bem e dei comigo em 6º na primeira curva. Isto resume bem o quão difícil é o ralicross: temos de ter tudo controlado do princípio ao fim. Em Riga, espero que as coisas nos sejam mais favoráveis desde o início das hostilidades.”

 

Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX #21

“Estou ansioso por Riga: a corrida é mesmo perto da cidade e estamos sempre rodeados por multidões de fãs do ralicross. Sempre gostei desta pista onde, como equipa, já tivemos bons resultados, portanto vamos ver como as coisas vão correr.

A principal caraterística de Riga é que tem mesmo muita aderência, sendo um circuito muito técnico: tirar o melhor partido da pista é um verdadeiro desafio para os pilotos. O cenário é também muito bonito, em pleno parque florestal. Como equipa, tivemos muito para analisar desde Loheac e vamos tentar colocar em prática as lições que de lá trouxemos. Sei que temos todos os ingredientes para sermos bem sucedidos.”

 

Kevin Hansen, PEUGEOT 208 WRX #71

“Depois da verdadeira loucura que foi a nossa corrida em casa, em Loheac, com muitas sessões dedicadas aos fãs e à imprensa, acho que Riga vai ser um fim de semana um pouco mais tranquilo, uma corrida mais normal. Mas isso não torna a prova menos especial. Sinto que estou sempre a aprender em todas as provas com o meu 208 WRX amarelo, carro com que começo, agora, a sentir-me bem mais à vontade. Mais uma vez, em Loheac estive bem perto de chegar à Final e percebi que tínhamos dado o nosso máximo. Temos de nos manter nesta curva ascendente, sendo esse o nosso objetivo para Riga. No ano passado, estive muito perto da Final, por isso, acho que temos boas possibilidades para o próximo fim de semana.”

 

 

 

CAMPEONATO DE PILOTOS (após 8ª prova de 12)

1. Johan KRISTOFFERSSON / Volkswagen Polo R - 224 pontos

2. Andreas BAKKERUD / Audi S1 - 165

3. Petter SOLBERG / Volkswagen Polo R – 160

4. Timmy HANSEN / PEUGEOT 208 WRX - 158

5. Mattias EKSTRÖM / Audi S1 - 157

6. Sébastien LOEB / PEUGEOT 208 WRX - 151

7. Niclas GRÖNHOLM / Hyundai i20 - 95

8. Kevin HANSEN / PEUGEOT 208 WRX - 86

9. Janis BAUMANIS / Ford Fiesta - 68

10. Timur TIMERZYANOV / Hyundai i20 - 66

CAMPEONATO DE EQUIPAS (após 8ª prova de 12)

1. PSRX Volkswagen Sweden - 384 pontos

2. EKS Audi Sport - 322

3. Team PEUGEOT Total - 309

4. GRX Taneco - 161

5. GC Kompetition - 103

6. Olsbergs MSE - 67

 


 

domingo, 23 de setembro de 2018 – 01:13:42

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...