12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Penúltima etapa difícil mas produtiva para a Peugeot no Rali de Marrocos

 

A 2ª parte da Etapa Maratona do Rali de Marrocos mostrou-se madrasta para o #DreamTeam da Peugeot Total. Reduzido em extensão mas mantendo-se complicado, o percurso da Etapa 4 permitiu à equipa a recolha de novas informações técnicas. Os dois PEUGEOT 3008DKR depararam-se com problemas mecânicos, que os engenheiros da Peugeot Sport irão, agora, analisar atentamente nas oficinas de Paris, para melhor se preparar o próximo Dakar.

 

 

•         Após o 5º dia do Rali de Marrocos, Sébastien Loeb e Daniel Elena ocupam a 2ª posição na prova. Tal deveu-se a uma quebra de um amortecedor, depois de embaterem numa vala profunda, numa zona marcada no roadbook como “Danger 1”. Atingindo o final da Etapa a um ritmo bem mais moderado, substituíram depois as peças afetadas, antes de retomar a estrada de ligação até ao bivouac. A dupla irá, assim, partir para o último dia com 6m42s de atraso para o novo líder, depois terem liderado a classificação desde o início da prova.

 

 

•         A situação foi ainda pior para Carlos Sainz e Lucas Cruz que, depois de uma incrível recuperação na Etapa da véspera, viram-se agora sem hipótese de adotar o mesmo ritmo. Também afetados por uma quebra de um amortecedor, a dupla espanhola viu-se forçada a parar 20 minutos na pista para substituição da estrutura. Cumpriram, depois, os últimos 16 km da Especial a uma velocidade de apenas 40 km/h, terminando-a no 28º lugar. À partida para a última Etapa, o PEUGEOT 3008DKR #310 ocupa a 12ª posição da Geral.

 

NÚMEROS DA ETAPA

Temperatura média: 29°C

Velocidade máxima: 180 Km/h

Tipo de terreno: piso duto, pista sinuosas, vegetação e dunas

 

NÚMERO DO DIA: 9.000.000

Paisagem principal do Rali de Marrocos, o deserto do Sahara é o maior deserto quente do planeta, ocupando uma área de 9 000 000 quilómetros quadradros.

 

Bruno Famin,

Diretor da PEUGEOT SPORT

“Os nossos dois pilotos tiveram dificuldades no terreno nesta Especial, ao nível de problemas com os amortecedores, sendo que no caso do Sébastian, parece que a quebra se deveu a uma pancada mais violenta. Vamos agora olhar mais de perto as causas e continuar essa análise nas nossas oficinas em França. Lidar com potenciais problemas deste tipo é a principal razão da nossa presença no Rali de Marrocos, para melhor conseguirmos preparar o Dakar 2018. Se parece complicado voltar ao 1º lugar, só com uma Etapa pela frente, sabemos que o Sébastien e o Daniel mantêm um espírito muito positivo, o que é muito agradável. O propósito da nossa vinda aqui foi fazer um teste em situação real, sendo que com o Carlos e o Lucas podemos sempre contar com o seu ‘espírito lutador’, independentemente da situação ou do resultado.”

 

 

Sébastien Loeb,

Piloto do Team Peugeot Total

PEUGEOT 3008DKR nº312

5º na Etapa; 2º classificado na Geral

“Não foi o melhor modo de acabar esta Etapa Maratona. Terminámo-la a rolar devagar, perdendo pelo menos 10 minutos. Não era, de todo, o nosso objetivo, pois até agora tudo estava a correr bem e estávamos muito rápidos com o 3008DKR. O Daniel e eu tivemos sempre satisfeitos e estávamos confiantes, mas infelizmente surgiu este problema mecânico que nos afetou, tal como ao Carlos, que teve algo semelhante. Claro que é melhor aqui do que no Dakar! Ele destaca uma fraqueza e temos de encontrar a causa. Vencer o rali parece agora mais complicado.”

 

 

Carlos Sainz,

Piloto do Team Peugeot Total

PEUGEOT 3008DKR nº310

28º na Etapa; 12º classificado na Geral

"Foi um dia longo e estou muito desapontado com o resultado. A equipa técnica da Peugeot já está a inspecionar as peças que cederam e sei que em breve irão encontrar uma solução. Bom para mim foi ter alcançado o ritmo de imediato e sentir-me confiante com o carro. É um bom sinal antes do início do Dakar, dentro de pouco mais de dois meses. O bivouac desta Etapa Maratona situava-se nas dunas, tendo uma atmosfera muito boa. Pudemos passar algum tempo com os outros pilotos, já que nem sempre temos a oportunidade de os conhecer".

 

 


 

segunda-feira, 23 de outubro de 2017 – 04:12:47

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...