13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Peugeot Total/Dakar 2016 (10ª Etapa): Peterhansel assume o comando, mas Sainz abandona

 

 

 

Nas dunas de Fiambala o Dakar teve uma nova reviravolta. Vencedor de uma especial repleta de contratempos, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret reassumiram a liderança, tendo agora uma hora de avanço. Atacando sem restrições, a equipa n° 302 alcançou a sua 35ª vitória em quatro rodas no Dakar. Em contrapartida, ao km 213 desta 10ª Etapa, que ligou Belén e La Rioja, Carlos Sainz viu a sua prova chegar ao fim devido a uma avaria no espaçador situado entre a caixa de velocidades e o motor.

 

Nova excelente prestação de Cyril Despres/David Castera, dupla que, de novo, prestou assistência aos seus colegas de equipa Peterhansel/Cottret durante a especial. O 2º melhor tempo alcançado permitiu a ascensão do seu PEUGEOT 2008 DKR ao 7º lugar na Classificação Geral deste Dakar.

 

 

Líder esta manhã, Carlos Sainz e Lucas Cruz perderam qualquer hipótese de lutar pela vitória. O espaçador entre o motor e a caixa de engrenagens cedeu a 30 km do fim da etapa e a tripulação espanhola teve de esperar pela chegada da sua assistência. A equipa tudo fez para que a dupla conseguisse estar à partida da etapa seguinte, mas entretanto confirmou-se o abandono.

 

Partindo do 155º lugar para a estrada nesta etapa, Sebastien Loeb e Daniel Elena tiveram novo dia repleto de peripécias. Ficaram atolados na areia depois do motor parar e, mais tarde, capotaram na descida de uma duna. Ainda assim, alcançaram o 5º melhor tempo na especial mais típica do Dakar 2016.

 

Acrescente-se que esta especial foi interrompida ao km 245 km, dos 278 originalmente planeados, devido a um rio que transbordou.

 

 

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 2008 DKR n°302), Vencedor da Etapa

«Tivemos um começo complicado. Perdemo-nos ao km 32 e andámos assim durante pelo menos 15 minutos! Depois parti ao ataque pois pensei que tudo estava perdido. Arriscámos muito e atacámos a fundo porque sabíamos que esta etapa seria decisiva. Foi uma especial verdadeiramente complicada em termos de navegação, com zonas de offroad e muitas raízes, tudo o que aumenta a dificuldade de uma prova de rally-raid. É aqui que se perde ou ganha muito tempo. Também tivemos um furo e aí perdi a cabeça! Hoje perdemos um pouco o controlo. Mas quando atacámos, atacámos mesmo. Demos um importante passo em frente em termos de geral. E é também bom saber que o Cyril está logo atrás, para nos ajudar. Ele está mesmo a ganhar pulso à prova, apesar de nunca terem esses os planos iniciais, o que é ótimo.»

 

 

Cyril Despres (PEUGEOT 2008 DKR n°321), 2º Lugar na Etapa

«Fizemos uma boa prova em termos de navegação, o David fez um bom trabalho logo desde muito cedo, quando havia carros, motos e camiões em todas as direções. Consegui antever qual poderia ser o ritmo e tive a impressão de que era mais fácil para mim hoje fazer voar este PEUGEOT 2008 DKR do que a minha Yamaha há dois anos. Fomos até CP1 e ali quisemos garantir que o Carlos e o Stephane estavam à nossa frente. Abrimos as portas e deixámo-nos ficar ali por quatro minutos. Estamos a aprender! E depois vimos o Carlos num rio no meio de algumas pedras muito grandes...»

 

 

Sébastien Loeb (PEUGEOT 2008 DKR n°314), 5º Lugar na Etapa

«Não há muito de bom a tirar desta etapa de hoje. Tenho que me habituar. Foi difícil, muito complicado a todos os níveis, mesmo quando seguíamos nos trilhos. Para os que estavam à frente deve ter sido realmente difícil! Andávamos sempre nos limites de ficar atascados. O final foi mais divertido com algumas dunas. Perdemos 10 minutos à procura de um waypoint. Também capotámos numa duna. Depois de dois pneus furados, de capotarmos, de um atascanço e termos andado perdidos por algum tempo, ainda assim terminámos em 5º!»

 

Bruno Famin, Director da Peugeot Sport

«Esta etapa deu origem a todas as suas promessas, com muitas reviravoltas em todos os campos. Do lado do Team Peugeot Total, estamos muito felizes por ver o Stéphane e o Jean-Paul darem tudo na frente Eles deram um passo extraordinário e beneficiaram dos incidentes que afetaram os seus rivais, começando pelo Carlos, vítima de danos mecânicos que não sabemos se derivaram de uma pancada. O objetivo será trazer o carro para o acampamento, a fim de determinar se será possível continuar amanhã*. Também devemos aplaudir o notável 2º lugar do Cyril e do David, ao mesmo tempo que ajudaram o Stéphane e o Jean-Paul. Dia também notável para o Sébastien e o Daniel, num palco típico do Dakar.»

 

* Nota: as declarações de Bruno Famim foram proferidas antes da chegada do Peugeot 2008 DKR n° 303 ao acampamento. Chegou rebocado por um camião de assistência e após análise do mesmo e para além do problema com o espaçador, a equipa técnica encontrou outros danos colaterais que não permitem à viatura continuar em prova. Recorde-se que Carlos Sainz e Lucas Cruz eram os líderes da Classificação Geral no início desta Etapa, tendo garantido 2 vitórias em especiais (Etapas 7 e 9).

 

Classificação da 10ª Etapa (Belén-La Rioja)

1. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 3h58min32s

2. Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +5min40s

3. Vladimir Vasilyev (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS), Toyota Hilux, +12min56

4. Nani Roma (ESP)/Alex Haro Bravo (ESP), Mini All 4 Racing, +14min33s

5. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +17min40s

(...)

 

Classificação Geral após a 10ª Etapa

1. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 32h44min59s

2. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini All 4 Racing, + 1h00min00s

3. Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota Hilux, +1h12min31s

4. Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, +1h23min51s

5. Leeroy Poulter (ZAF)/Robert Howie (ZAF), Toyota Hilux, +1h33min58s

6.Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +1h50mins07s

(...)

9. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +2h27min31s

(...)

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019 – 09:01:43

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...