18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dakar 2017: 9ª Etapa anulada, Camiões seguiram directamente para o bivouac

 

O Team PETRONAS De Rooy IVECO seguiu directamente para o bivouac em Chilecito, depois da suspensão da 9ª Etapa devido a complicações e atrasos resultantes da avalanche de terça-feira no troço de ligação.

 

O rali mais duro do mundo está a sofrer as consequências das tempestades de Verão que assolam as montanhas da América do Sul. Noutras edições a organização já se vira forçada a anular pelo menos uma parte de uma Etapa, mas no Dakar deste ano contabilizam-se já 1.395 km perdidos em 5 das 9 Etapas já disputadas, sendo que duas foram anuladas na sua totalidade.

 

Uma avalanche na Estrada Nº 9, no troço de ligação da Caravana na província de Jujuy, bloqueou totalmente o caminho, motivo pelo qual os veículos de competição e respectivas assistências não puderam prosseguir para o bivouac instalado em Salta. A organização do Dakar não teve outra opção senão anular a Especial do dia seguinte de forma a que pilotos e equipas pudessem seguir em segurança para o acampamento montado em Chilecito, onde a Etapa de ontem deveria ter terminado.

 

 

Com apenas 57% da prova cumpridos, o IVECO Powerstar de Gerard de Rooy mantém-se na luta pela liderança, ocupando o 3º lugar à partida da Etapa de hoje, estando a apenas 2m20s do comandante da prova, Dmitry Sotnikov, diferença que se pode alterar de um momento para outro durante uma especial, o que leva o vencedor do Dakar do ano passado a acreditar que, este ano, a vitória continua ao seu alcance. Com referiu o próprio De Rooy à chegada da especial encurtada da 8ª Etapa, “Estou no 3º lugar a dois minutos do líder. É uma diferença quase nula.

 

Os IVECO Trakker de Ton van Genugten e Wuf van Ginkel estão fortemente empenhados em subir na classificação para o top 20, depois de, em Etapas anteriores, terem perdido mais de seis horas para libertar os seus camiões da lama. No entanto, têm os camiões ideais para conseguir alcançar os seus objectivos à chegada a Buenos Aires.

 

Por seu turno, Federico Villagra, ao volante do segundo IVECO Powerstar, mantém-se entre os cinco melhores pilotos do Dakar, mas o argentino continua empenhado em vencer uma Etapa e terminar o rali na melhor posição possível.

 

Classificação Geral – Dakar 2017

 

1. Dmitry Sotnikov (Kamaz)                             17h52m20s

2. Eduard Nikolaev (Kamaz)                           +1m46s

3.Gerard de Rooy (IVECO)                            +2m20s

4. Federico Villagra (IVECO)                          +29m06s

5. Pascal de Baar (Renault)                             +45m34s

-----------

20. Ton van Genugten (IVECO)                     +6h04m25s

-----------

22. Wuf van Ginkel (IVECO)                           +7h18m17s

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:02:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...