Sam Bird mais perto do Título com o 2º lugar no E-Prix de Zurique

 

 

O piloto britânico conquistou o segundo lugar na prova que marcou o regresso da competição motorizada à Suíça, após 64 anos.

Com este resultado, Bird reduziu a diferença e está agora a 23 pontos da liderença do Campeonato de Pilotos, numa altura em que faltam apenas duas provas para o fim da temporada.

A DS Virgin Racing entra na reta final da temporada na luta pelos títulos de Equipas e Pilotos.

 

Sam Bird, piloto da DS Virgin Racing, reduziu quase para metade a distância em relação ao seu rival Jean-Eric Vergne, com a conquista do segundo lugar no frenético E-Prix de Zurique deste fim-de-semana.

 

O piloto britânico está agora a 23 pontos da liderança, numa altura em que faltam disputar apenas as duas corridas de Nova York, um evento que Bird venceu sem dificuldades no ano passado. A equipa DS Virgin Racing continua, assim, na corrida aos títulos de Pilotos e Equipas.

 

Depois de uma forte prestação nas sessões de Qualificação, Bird alinhou na terceira posição da grelha. Durante as primeiras voltas, o piloto lutou arduamente para se manter entre os lugares da frente, enfrentando o seu rival na corrida pelo título no meio deste grupo.

 

Ainda antes da primeira metade da corrida ser completada, foi mostrada a Bandeira Amarela – no seguimento de um incidente entre Vergne e Felix Rosenqvist – tendo os concorrentes aproveitado para ir às boxes trocar de carro.     

 

Depois disto, Bird surgiu em quinto lugar e disposto a pressionar Vergne. De seguida, Vergne e outros quatro pilotos foram penalizados por velocidade excessiva durante o período em que vigorou a Bandeira Amarela. Bird aproveitou esta oportunidade da melhor forma e ascendeu ao segundo posto, imediatamente atrás do líder da corrida, Lucas di Grassi, tendo assim seguido até cortar a linha de meta e conquistar o 15º pódio da sua carreira na Fórmula E.

 

 

Sam Bird:“Hoje tivemos alguma sorte, mas, mesmo assim, toda a equipa fez um fantástico trabalho para obtermos este resultado, que nos deixa em posição para disputarmos o título em Nova York… e todos sabemos como as coisas correram lá no ano passado! Agora sei o que temos de fazer: tenho de ganhar ao Vergne na primeira corrida e, se  conseguir isso, temos o título na mira.”

 

Enquanto isso, o seu colega de equipa Alex Lynn passava por uma tarde frustrante, apesar de mostrar um andamento digno dos lugares da frente. O que parece ter sido uma avaria num sensor das baterias do seu primeiro carro, forçou-o a ir às boxes numa altura em que rodava em 12º. Isso fez com que Lynn tenha cumprido 23 voltas no seu segundo carro e, com a gestão de energia a ser fundamental, o britânico não foi além do 16º lugar final.

 

Alex Lynn:“Foi um resultando mesmo muito frustrante e penso que perdemos aqui uma excelente pontuação, porque se houve algo que não nos faltou foi um bom andamento. Ainda não sabemos bem qual foi o problema, mas vamos analisar tudo e garantir o melhor rendimento possível em Nova York. A equipa bem o merece.”

 

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Foi um fim de semana muito positivo para nós, com um pódio para o Sam e menos 17 pontos de diferença em relação ao Jean-Eric Vergne no Campeonato de Pilotos. As duas últimas  corridas serão em Nova York, onde vencemos ambas as corridas no ano passado. Naturalmente, toda a equipa encara esta deslocação com grande expectativa.”

 

A próxima – e última – ronda da Fórmula E 2018 compreende uma jornada dupla a ter lugar em Nova York, a 14 e 15 de Julho. Informações adicionais sobre o DS Virgin Racing Team em http://map.ds-virginracing.com/

 

CAMPEONATO FIA ABB DE FÓRMULA E 2017/2018

 

E-PRIX DE ZURIQUE (10ª PROVA)

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL (39 VOLTAS)

1. LUCAS DI GRASSI, AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER, 39 VOLTAS (25 PONTOS)

2. SAM BIRD, DS VIRGIN RACING (18)

3. JEROME D’AMBROSIO, DRAGON (15)

4. ANDRE LOTTERER, TECHEETAH (12)

5. SEBASTIEN BUEMI, RENAULT E.DAMS (10)

16. ALEX LYNN, DS VIRGIN RACING

 

CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS (após 9 de 12 provas):

 

1. Jean Eric Vergne, 163 PONTOS

2. Sam Bird, 140

3. LUCAS DI GRASsi, 101

4. Sebastien Buemi, 92

5. Felix Rosenqvist, 86

14. Alex Lynn, 17

 

 

CAMPEONATO DO MUNDO DE EQUIPAS (após 9 de 12 provas):

1. Techeetah, 219 PONTOS

2. Audi Sport ABT Schaeffler, 186

3. DS Virgin Racing, 157

4. Mahindra Racing, 116

5. Panasonic Jaguar Racing, 105

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...