13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Qualificação ao rubro na visita do Kia Picanto GT Cup a Vila Real

 

 

 

·         Hugo Araújo e Francisco Esperto repartiram louros nas duas sessões em disputa;

·         Rui Silva e Henrique Nogueira sobressaíram entre os “Júniores”;

·         Vários pilotos ficaram separados por poucas décimas de segundo, prometendo corridas marcadas pelo equilíbrio e incerteza sobre o vencedor final;

·         Num dia marcado pelo forte sol que se fez sentir, características da pista e o apoio do público fizeram as delícias dos concorrentes.

 

Debaixo de um intenso calor, mas plenos de entusiasmo por enfrentar as zonas mais sonantes do traçado de Vila Real. Foi assim que os pilotos encararam o primeiro dia de competição do Kia Picanto GT Cup na mítica pista citadina. Impressiona, sobretudo, o primeiro contacto com a descida de Mateus, “até meio, uma aflição; depois, um alívio”, descreve Nuno Caetano, arrebatado pelas sensações ao volante do Kia Picanto GT Cup.

 

Nas duas sessões de 10 minutos que prenderam todos os que assistiram ao vivo — e pelo cronómetro — o espetáculo que teve lugar em pista, Hugo Araújo e Francisco Esperto assumiram nota de destaque, sendo respetivamente os mais rápidos na Q1 e Q2. Mas todos tiveram combates muito particulares, voltando a colocar ênfase no equilíbrio do plantel.

 

Qualificação 1

 

Numa luta empolgante atrás do “muito satisfeito” Hugo Araújo terminaram Rui Silva e Filipe Serra, 2º e 3º classificados. O melhor ‘Júnior’ desta primeira sessão, o vencedor do Kia Racing Opportunity deixou para trás muitos ‘Pros’ e festejou com isso o melhor resultado do ano, enquanto Filipe Serra, apoiado pela concessão Kia “SGS Car”, fechou o pódio. 

 

Convidado da Kia Portugal para esta visita ao concelho vilarealense, mas longe de ser um estreante no automobilismo, Duarte Aguiar qualificou-se num excelente 4º posto, prometendo travar na corrida de sábado um combate renhido com Tiago Ribeiro e Hugo Marcos. Menos de quatro décimos de segundo separaram este trio, num exemplo de competitividade, mas não muito longe ficou Francisco Marrão. Embora correr em ‘casa’, Marrão continua à procura de “fazer subir os níveis de confiança” ao volante do seu Picanto. Ainda assim, superou o segundo melhor “Júnior”, Mariano Pires, e o 9º classificado, Nuno Caetano, antevendo-se uma grande disputa entre o grupo.

 

A fechar o top 10 com as cores do concessionário Kia “Corvauto” terminou João Santos, seguindo-se o estreante Tiago Teixeira, José Supico, a piloto “Univex” Leonor Espinhal e o ‘pole-sitter’ da qualificação seguinte, Francisco Esperto, que depois de falhar algumas vezes “o ponto de travagem ideal” antes da chicane, não conseguiu melhor do que o último tempo — precisamente o contrário do que viria a suceder na sessão seguinte.

 

Qualificação 2

 

Se Francisco Esperto e Hugo Araújo centraram as atenções sobre si com meros 0,49 milésimos de segundo a separá-los na luta pela pole-position, Filipe Serra, Henrique van Uden, Hugo Marcos e Henrique Nogueira (1º Júnior) fizeram questão de concluir a Q2 enquadrados no mesmo segundo, comprovando o equilíbrio do pelotão e a confiança crescente de todos os pilotos à medida que acumulam quilómetros.

 

Novamente segundo entre os “Júniores”, Mariano Pires tirou mais de um segundo ao seu melhor tempo na Q1 e foi o 7º mais rápido. Atrás ficaram João Santos, que assim recuperou dois lugares. No 9º e 10º lugares ficaram Nuno Caetano e Francisco Marrão.

 

A aprenderem progressivamente os truques do circuito, mas separados por margens pequenas, ficaram Rui Meireles, José Supico e Leonor Espinhal, cabendo ao segundo convidado da Kia Portugal — o presidente do município anfitrião, Rui Santos — o ‘fecho’ desta lista. Bem-humorado, confessou ter procurado“divertir-se e não estragar o carro”.

 

“Não podia ter sido melhor este primeiro dia de competição do Kia Picanto GT Cup no emocionante Circuito de Vila Real. Além dos nossos pilotos voltarem a demonstrar uma grande maturidade em pista, ficou novamente patente a competitividade do carro e do plantel que lhe dá corpo, com lutas muito interessantes entre todos os concorrentes”, destaca Tiago Raposo Magalhães.

 

Para o responsável da CRM Motorsport,“encontram-se reunidas as condições para duas grandes corridas no sábado e domingo, até pelo apoio contagiante do público local”, assinala.

 

Programa Kia Picanto GT Cup — Vila Real Racing Weekend

Sábado, 23 de Junho

10h-10h25: Corrida 1


Domingo, 24 de Junho

14h40-15h05: Corrida 2

 

Foto: NunOrganista

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 15 de novembro de 2018 – 13:06:19

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...