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Emoção marca corrida do Super Seven by Toyo Tires em Barcelona

 

 

·        Reorganização do programa desportivo, aliada à ‘confusão’ na partida, originou cadeia de acontecimentos que contribuíram para a incerteza do resultado;

·        Perante a forte oposição britânica, pilotos portugueses brilharam nas categorias 420R e S1600.

 

Foi uma reviravolta a toda a linha, desde logo no programa desportivo inicialmente traçado. Após duas mangas de qualificação muito interessantes, a chuva que se abateu sobre o Circuito da Catalunha no final da tarde de sexta-feira obrigou ao cancelamento da Corrida 1 prevista para o mesmo dia e à alteração da Corrida 2 que se realizaria na manhã de hoje.

 

De modo a preservar o interesse dos pilotos e das restantes competições em curso, a solução encontrada pela Organização para minimizar os danos acabaria por ser uma corrida única, com 42 minutos de duração e paragem obrigatória nas boxes para permitir às equipas que corriam com dois pilotos igualdade de circunstâncias.

 

Se as corridas do Super Seven by Toyo Tires são já naturalmente emocionantes, passavam a estar reunidos condimentos mais do que suficientes para garantir a incerteza do resultado, como, aliás, se veio a provar!

 

EUFORIA MARCOU PRIMEIRA VOLTA

 

Logo no arranque, a vontade de ganhar posições entre os 45 carros que se encontravam na grelha de partida traduziu-se em muitos confrontos e inevitáveis saídas de estrada que acabaram por levar consigo algumas vítimas.

 

Numa prova especial, dada a presença do Troféu congénere organizado pela McMillan Motorsport, viria a sair prejudicada uma boa parte dos pilotos que faziam parte do contingente português, entre eles Ricardo Rajani, que já não regressou à pista, Luís Calheiros Ferreira, que acabou por perder três voltas no tempo em que esteve parado nas boxes, e José Carlos Pires, que acabou por cair cerca de 20 posições quando tinha tudo para lutar pelo triunfo, depois de partir do 2º posto da linha de partida.

 

 

Na frente, Francisco Villar começava a pressionar o segundo classificado e a fazer o impossível para se manter nos lugares do pódio, enquanto Diogo Costa e Rodrigo Galveias rodavam no top 10. Logo atrás, os irmãos Lisboa desenvencilhavam-se como podiam dos adversários ingleses e Gonçalo Lobo do Vale ia subindo lugares e colando-se ao lote dos primeiros classificados, fazendo uso de uma grande consistência ao volante.

 

Mais distanciado, mas a lutar pelo triunfo na categoria S1600, estava Luís Filipe Oliveira, a dar boa réplica numa pista que, para a maioria dos pilotos do Super Seven by Toyo Tires, era totalmente desconhecida.

 

Tendo de realizar-se obrigatoriamente entre os cinco e os 30 minutos da corrida, as paragens obrigatórias nas boxes trouxeram ainda mais indefinição ao resultado, contribuindo para a manutenção das posições ou para a alteração completa da ordem do pelotão consoante a eficácia das equipas e estratégia escolhida.

 

Houve quem tivesse tentado prolongar ao máximo a sua permanência em pista com outros concorrentes à mistura, aproveitando o cone de ar para marcar tempos mais rápidos, e quem tivesse preferido ‘resolver’ o assunto o mais rapidamente possível, evitando lutas que resultassem na perda de segundos preciosos.

 

GRANDE ANDAMENTO

 

Um dos melhores pilotos a fazer esta gestão foi Francisco Villar, que, com um excelente andamento, venceu a categoria 420R entre os participantes do Super 7 by Toyo Tires. Ao triunfo juntou ainda o 2º lugar à geral entre os 45 concorrentes, dando corpo a uma prestação notável que, sem surpresa, foi festejada efusivamente.
 

Em destaque esteve também José Carlos Pires, que voltou a juntar à indiscutível rapidez uma análise perfeita da corrida para recuperar do prejuízo inicial e terminar no 5º lugar da geral da categoria 420R. Infelizmente, tanto José Carlos Pires como Gonçalo Lobo do Vale, autor igualmente de uma grande prova, cruzando a linha da meta no 8º posto da geral, acabariam por ser desclassificados no final da corrida, após ter sido constatado que os seus carros se encontravam abaixo do peso regulamentar.

 

A decisão viria a beneficiar Duarte e Luís Lisboa, que assim subiram mais duas posições, completando o pódio Super Seven by Toyo Tires da categoria 420R e classificando-se no 8º e 12º lugares da geral.

 

Mais atrás terminaram Diogo e Paulo Costa, 4ºs na competição portuguesa e 17ºs da geral, Rodrigo e Paulo Galveias, 5ºs (24º da geral), JJ Magalhães, 6º (27º da geral), e Luís Calheiros Ferreira, 7º (28º da geral). Apesar do contratempo inicial, o campeão da classe Business da temporada passada nunca baixou os braços numa manhã difícil em Barcelona.

 

 

Na S1600, e plena em motivos para sorrir, estava a dupla Luís Filipe Oliveira/Paulo Leitão, depois de garantir o 1º lugar da categoria entre os portugueses e o 2º posto da geral. Entre o 5º e o 7º posto da geral, e a fechar a classificação da classe, ficaram Bernardo Bello, Jorge e Ricardo Miguéis, e Bruno Martins.

 

Assim, e olhando unicamente aos pilotos que militam habitualmente no Super Seven by Toyo Tires, o pódio da categoria 420R foi composto por Francisco Villar, Duarte Lisboa e Luís Lisboa, cabendo a Luís Filipe Oliveira/Paulo Leitão, Bernardo Bello e Jorge e Ricardo Miguéis a mesma satisfação na classe S1600.

 

Concluída esta prova extra-campeonato no Circuito da Catalunha, em Barcelona, as emoções do Super Seven by Toyo Tires regressam no fim-de-semana de 27 e 28 de Outubro, em Portimão, para a terceira ronda do campeonato, no Autódromo Internacional do Algarve.

 

Classificação Corrida 420R — Super Seven by Toyo Tires, Barcelona, 7-8 Setembro

1 – #78 Danny Winstanley, 20 voltas

2 – #34 Francisco Villar, + 14.998s

3 – #85 Clive Richards, +17.422s

4 – #43 David Henderson, +28.487s

5 – #37 Steve Day, +37.526s

6 – #99 Mark Stansfield, +48.108s

7 – #88 Chris Lay, +48.664s

8 – #19 Duarte Lisboa, +1:01.345s

9 – #50 David Briault, + 1:02.494s

10 – #62 John Saunders, +1:02.500s

11 – #11 Car Woodwiss, +1:02.885s

12 – #20 Luís Lisboa, +1:05.359s

13 – #119 Justin Armstron, +1:18.999s

14 – #39 Mark Drain, +1:21.793s

15 – #18 Phil Jenkins, +1:23.506s

16 – #55 Martin Gee, +1:24.940s

17 – #23 Diogo Costa/Paulo Costa, +1:36.870s

18 – #5 Carl Nairn, +1:43.972s

19 – #70 Richard Smith, +1:46.295s

20 – #46 Tim Evans, +1:47.427s

21 – #10 Ian Noble, +2:01.424s

22 – #77 Chris Wright, +3:13:002s

23 – #22 Cliff Murphy, 19 voltas

24 – #28 Rodrigo Galveias/Paulo Galveias, 19 voltas

25 – #54 Billy Nairn, 19 voltas

26 – #4 Jon Mitchell, 18 voltas

27 – #21 JJ Magalhães, 18 voltas

28 – #8 Luís Calheiros Ferreira, 16 voltas

 

DNC

#35 Richard Green, 12 voltas

#84 Neil Hinson, 12 voltas

#15 Fergus Ryan, 11 voltas

#16 Paul O’reilley, 7 voltas

#83 Gary Weatherill

#33 Ricardo Rajani

#2 John Reid

 

DSQ

30 Gonçalo Lobo do Vale

53 José Carlos Pires

 

Classificação Corrida S1600 — Super Seven by Toyo Tires, Barcelona, 7-8 Setembro

1 – #31 Marco Aghem, 19 voltas

2 – #24 Filipe Oliveira/Paulo Leitão, +21.108s

3 – #6 Martin Jeffs, +35.124s

4 – #68 Ian Dyble, +41.973s

5 – #57 Bernardo Bello, +59.015s

6 – #27 Jorge Miguéis/Ricardo Miguéis, 18 voltas

7 – #9 Bruno Martins, 18 voltas

 

DNC

#58 Rick Potter

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 18 de novembro de 2018 – 10:39:07

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