18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A Nissan e.dams pronta para "eletrificar" as ruas de Marraquexe

 

 

Após um magnífico resultado na ronda de abertura do Campeonato de Fórmula E ABB da FIA, a equipa da Nissan e.dams dirige-se agora para o segundo de cinco continentes no programa da quinta temporada, para disputar o

ePrix de Marraquexe neste final de semana.

 

Esta que é a terceira visita do campeonato de Fórmula E de Marrocos representa a primeira presença da Nissan – que se estreou também esta temporada como o primeiro fabricante japonês do campeonato – em solo da nação norte-africana.

 

Os pilotos da Nissan e.dams, Sebastien Buemi e Oliver Rowland, terminaram em sexto e sétimo lugar na prova de abertura do campeonato, colocando a Nissan e.dams em quarto lugar na classificação por equipas.

 

Mas se esta é de facto a estreia da Nissan em competição totalmente elétrica em solo marroquino, o ePrix de Marraquexe não é a primeira vez em que a Nissan demonstra o potencial dos seus veículos elétricos em Marrocos. Em 2016, a Nissan levou a maior frota 100% elétrica alguma vez vista no país para a cimeira da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 22), em Marraquexe. A Nissan utilizou a frota de 50 veículos como serviço de transporte para os delegados, para demonstrar a viabilidade de um ecossistema elétrico em Marrocos.

 

A prova que se aproxima, em Marraquexe, é a segunda de 13 a serem disputadas numa dúzia de grandes cidades de todo o mundo, e nas quais a Nissan irá demonstrar a faceta de desempenho da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca para alterar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

 

«Após termos enfrentado a primeira corrida, a equipa da Nissan e.dams está agora muito determinada em avançar e em demonstrar aquilo de que somos capazes», afirmou Michael Carcamo, Diretor da Nissan Global Motorsports. «Aprendemos muito na ronda de abertura e a Nissan, a e.dams e a NISMO têm trabalhado incansavelmente para desenvolver ainda mais o nosso grupo motopropulsor e o adaptar ao chassis».

 

«A série está a revelar-se uma excelente plataforma para a Nissan demonstrar o que é realmente a Mobilidade Inteligente da Nissan e estamos muito entusiasmados com o desafio que nos espera em Marrocos. Marraquexe também será uma grande oportunidade para ver o que o nosso piloto de testes e reserva, Mitsunori Takaboshi e o nosso piloto de simuladores, Jann Mardenborough, conseguem fazer ao volante», concluiu Michael.

 

O circuito de Marraquexe, com 2,99 quilómetros e 15 curvas, situa-se na periferia da quarta maior cidade de Marrocos. O local tem sido um palco de sucesso para Buemi.

 

Na terceira temporada, o piloto suíço conquistou aqui a oitava vitória do seu recorde de 12 na série. Reforçou este facto com a "pole position" e a obtenção do segundo lugar na quarta temporada.

 

Buemi e o estreante na série, Rowland, terão a sua segunda oportunidade de competir no novo automóvel de Fórmula E "Gen 2" para a quinta temporada, que inclui um novíssimo conjunto de bateria e chassis para cada uma das

 

11 equipas. A Nissan desenvolveu um novo grupo motopropulsor para o seu automóvel, incluindo o motor elétrico, inversor, caixa de velocidades e software.

 

O novo formato de corrida "modo de ataque" será também usado pela segunda vez em Marraquexe. Os pilotos podem utilizar potência adicional durante um curto período da corrida, após conduzirem através de uma zona de ativação na pista.

 

A equipa da Nissan e.dams irá entrar em pista para o teste inicial de sexta-feira às 15h00, hora local. No sábado, a ação começa com a abertura dos treinos às 08h00, com a qualificação programada para as 12h00. O ePrix de Marraquexe tem luz verde às 16h04.

 

No domingo, o dia de testes para rookies irá contar com duas sessões, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, com Takaboshi e Mardenborough ao volante pela Nissan.

 

Sebastien Buemi

«No passado, Marraquexe foi um excelente circuito para mim e estou ansioso para lá voltar com a equipa da Nissan e.dams.

Das duas vezes em que ali estivemos qualifiquei-me na linha da frente e obtive uma “pole" e a vitória da corrida.

Esse é, claro, o objetivo a repetir neste fim-de-semana. Examinámos os dados da ronda de abertura e analisámos onde podemos melhorar e estou confiante que a equipa da Nissan e.dams está a seguir na direção certa.

Sabemos mais sobre o automóvel e também tentámos pela primeira vez o modo de ataque, agora está na altura de darmos uso a esse conhecimento e a esses dados.

Marraquexe é um pouco diferente da maioria das cidades que visitámos, porque a pista se assemelha mais a uma pista de competição permanente, mas só que com paredes à volta…».

 

Oliver Rowland

«A minha primeira corrida decorreu muito bem, consegui alguns pontos satisfatórios no quadro de classificação e pude aprender mais sobre o automóvel, a equipa e o campeonato.

Penso que a primeira prova nos deu uma base verdadeiramente sólida para avançarmos para Marraquexe, onde esperamos continuar a evoluir e tornarmo-nos mais fortes como equipa e como pilotos.

Passei muito tempo no simulador com os outros pilotos da Nissan e.dams a preparar-me para Marraquexe, a tentar desenvolver o nosso sistema o melhor que nos fosse possível.

Relativamente à condução, tenho trabalhado nas linhas, na travagem, na poupança de energia, em todo o tipo de coisas, no simulador. Estou ansioso para ir para a pista e mostrar a todos o que somos capazes de fazer e conquistar mais alguns pontos valiosos para a Nissan».

 

Pista do ePrix de Marraquexe

Comprimento: 2,99 km

Curvas: 15

Programa

 

Sexta-feira, 11 de Jan

15h00 – 15h30: Teste inicial

 

Sábado, 12 de Jan

08h00 – 08h45: Treinos livres 1

10h15 – 10h45: Treinos livres 2

12h00 – 12h35: Qualificação

12h45 – 13h05: Super Pole

16h04: Corrida (45 min + 1 volta)

 

Domingo, 13 de Jan

09h00 – 12h00: Sessão de testes de rookies 1

14h00 – 17h00: Sessão de testes de rookies 2

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:26:09

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...