18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Novadriver com participação positiva no International GT Open

O Team Novadriver participou, em 2014, no International GT Open com um Audi R8 LMS Ultra com as cores do Banco Carregosa, Cision, Galp Fórmula, Novatech Plus, Duoseg, Eco-Cars, Panta Racing Fuels, Autódromo Virtual de Lisboa, SIVA, JK Racing, Amanté, Audi Sport Customer Racing, Audi India eAudi Bank, com César Campaniço e Aditya Patel ao volante, tendo terminado no sexto lugar da categoria GTS deste importante campeonato internacional de GT.

 

Incluído no programa Audi Sport Customer Racing, o Team Novadriver representou o construtor alemão no International GT Open e permitiu que mais um jovem piloto demandasse a Europa para disputar uma competição aguerrida e com um ritmo competitivo elevado. 

 

Falamos de Aditya Patel, um jovem de 25 anos, ligado à Audi Sport e que no ano passado esteve em destaque no ADAC GT Masters ao volante de um Audi R8 LMS Ultra, depois de ter passado pelo karting e pelas corridas de GT, onde venceu as 24 Horas de Nurburgring na categoria SP4T ao volante de um Audi TT RS. Incluído nas fileiras do Team Novadriver, o piloto indiano evoluiu bastante, num progresso impressionante e que deixou os responsáveis da equipa cativados pela sua humildade e carácter afável.

 

O International GT Open disputou-se ao longo de oito jornadas duplas que visitaram circuitos míticos como Nurburgring, Hungaroring, Silverstone, Spa e Monza, além das passagens pelo Autódromo do Algarve, por Jerez de La Frontera e Barcelona. O Team Novadriver esteve em destaque ao longo destas jornadas, com os pontos altos da temporada a registarem-se em Jerez, com uma vitória categórica na primeira corrida dessa jornada dupla e em Barcelona, com mais uma pontuação máxima na primeira prova do fim de semana de encerramento da temporada.

 

Além destas vitórias, o Team Novadriver com César Campaniço e Aditya Patel e o Audi R8 LMS Ultra com as cores do Banco Carregosa, Cision, Galp Fórmula, Novatech Plus, Duoseg, Eco-Cars, Panta Racing Fuels, Autódromo Virtual de Lisboa, SIVA, JK Racing, Amanté, Audi Sport Customer Racing, Audi India eAudi Bank, conseguiu chegar ao pódio em várias jornadas duplas, acabando por não conseguir ficar nos três primeiros da categoria GTS devido a alguns incidentes em pista que fugiram ao controlo dos pilotos, vitimas da agressividade, por vezes, exagerada, de alguns adversários.

 

Ainda assim, o balanço final da participação do Team Novadriver no International GT Open é amplamente positivo, porque apesar de um “BoP” (Balance of Performance, ou equilíbrio de performance) profundamente desfavorável em relação aos Ferrari 458 Italia – que fazia o Audi R8 LMS Ultra perder muito em linha reta - a verdade é que César Campaniço e Aditya Patel conseguiram excelentes resultados e o piloto indiano conheceu evolução assinalável.

 

E na jornada dupla de encerramento do International GT Open, realizada em Barcelona, o Team Novadriver teve, ainda, a oportunidade de colocar em pista o segundo Audi R8 LMS Ultra e oferecer a mais dois (muito) jovens pilotos a oportunidade de lutar com figuras gradas das competições de GT. Fabien Hamprecht (19 anos) e Fernando Monje (21 anos) conheceram por dentro a realidade de um competitivo campeonato como o International GT Open, tendo estado num excelente nível.

 

Para 2015, o Team Novadriver tem como objetivo a presença num dos campeonatos internacionais de GT, com formato Sprint, e a possibilidade de algumas participações em corridas Endurance, caso projetos interessantes surjam. A constante presença no top-5 das categorias disputadas em três anos de internacionalização da equipa (4º lugar FIA GT3 em 2012, 4º lugar FIA GT Pro-Am em 2013 e 6º lugar GT Open-GTS em 2014), posiciona a equipa portuguesa como uma das melhores representantes da Audi Sport Customer Racing tendo naturais ambições na obtenção de excelentes resultados na próxima temporada.

 

César Campaniço– “Decidimos tarde participar no International GT Open, mas foi uma excelente decisão, pois o campeonato esteve muito competitivo e o Team Novadriver votou a demonstrar qualidade e profissionalismo. Como responsável e piloto da equipa, fiquei muito satisfeito com a prestação de todos ao longo de 2014 e estou extremamente contente pelo facto do Team Novadriver ter cumprido um dos seus objetivos, ajudar jovens pilotos a lançarem-se numa carreira internacional. O Aditya Patel cresceu muito como piloto ao longo da temporada e isso é motivo de orgulho para mim, que fui seu companheiro nas funções de piloto da equipa, mas também para todo o Team Novadriver. É verdade que o resultado final não foi o esperado – queríamos um lugar no pódio da categoria GTS – mas as dificuldades iniciais do Aditya com a agressividade do plantel do International GT Open e termos sido alvos dessa mesma agressividade, a que se juntou um BoP pouco favorável ao Audi R8 LMS Ultra, ditou termos ficado fora desse pódio. Seja como for, o balanço é muito positivo e, na prova final, tivemos os dois Audi R8 LMS Ultra em pista e proporcionámos a mais dois jovens pilotos a possibilidade de medirem forças com um plantel de qualidade e muito aguerrido. O Team Novadriver existe, também, para isso e daqui deixo o desafio aos jovens pilotos portugueses para falarem comigo ou com a equipa para experimentarem o que é um campeonato internacional com um plantel cheio de qualidade ao volante de um dos melhores GT3 do mercado, preparado e assistido por uma equipa muito profissional. Estamos de braços abertos para acolher bons projetos que permitam a jovens valores nacionais competir em pistas tão famosas como Monza, Spa Francorchamps ou o Hungaring.”

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:12:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...