18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Félix da Costa motivado para inico de época da Fórmula E em Riade

 

António Félix da Costa inicia este fim-de-semana a temporada 2019/2020 da FIA Fórmula E. É na Arábia Saudita, na cidade de Riade, que arranca a nova época, num traçado que traz excelentes memórias a Portugal, que viu AFC vencer na época passada a ronda inaugural do Mundial de monolugares elétricos.
 
Depois de cinco temporadas na Fórmula E, onde representou a Team Aguri e a BMW i Andretti Motorsport, num total de 54 corridas disputadas, com destaque para as duas vitórias alcançadas em Buenos Aires e em Riade, António Félix da Costa mudou de armas e bagagens para a DS Techeetah. O piloto luso ingressou na equipa bicampeã, fazendo companhia a Jean Eric Vergne. São obviamente altas as expectativas de Félix da Costa, que já se encontra na Arábia Saudita e mantem alguma moderação nas suas palavras: "não escondo que a minha mudança para a DS Techeetah tem como grande objetivo vencer o titulo Mundial da Fórmula E. Trabalhámos bem na pré época e a minha integração na equipa correu muito bem, de uma forma muito natural, no entanto é difícil prever, em termos competitivos, onde estamos face às equipas rivais. O campeonato vai ser seguramente muito competitivo e disputado, com a entrada de novas marcas e o mais importante este fim-de-semana é começar bem a época aqui em Riade, trazer bons pontos para casa e começar de uma forma sólida esta caminhada com a minha nova equipa. Não tenho dúvidas que a consistência é a grande arma para se lutar pelo campeonato na Fórmula E."   
 
Para esta 6ª temporada da Fórmula E a Mercedes e a Porsche entraram com toda a força no campeonato, elevando para oito as marcas representadas oficialmente na competição mundial de monolugares 100% elétricos, que cada vez mais se mostra como uma referência no automobilismo internacional. Lembre-se que a DS, BMW, Audi, Jaguar, Nissan e Mahindra são as outras marcas envolvidas na FE. Serão então vinte e quatro os carros à partida desta ronda inaugural em Riade, com o favoritismo a recair em Jean Eric Vergne, atual B-Campeão, mas também pilotos como o próprio António Félix da Costa, Sebastien Buemi, Lucas di Grassi, Sam Brd, Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Stoffel Vandoorne, Mitch Evans ou Filipe Massa, são alguns dos tantos que podem ter uma palavra a dizer na temporada que se avizinha. 
 
Como já referido será então em Riade, no circuito citadino de Ad Diriyah, composto por 21 curvas e 2.495km de perimetro, que tem arranque a temporada 6 da Fórmula E. Excepcionalmente nesta ronda inaugural teremos não uma, mas duas corridas, com a pirmeira a ter lugar na 6ª feira e a segunda no Sábado. No entanto é já amanhã (5ª feira) que se inicia a ação, com uma sessão de reconhecmento (shakedown) à pista. Na 6ª feira logo pela manhã têm lugar duas sessões de treinos livres, seguidas da qualificação. Da parte da tarde tem lugar a corrida com duração de 45 minutos acrescida de uma volta suplementar. No Sábado o programa repete-se com uma sessão de treinos matinal, seguida de qualificação e corrida. Para todos os Portugueses, relembrar que ambas as sesões de qualificação e também as corrdas serão transmitidas em direto no Eurosport. 
 
HORÁRIO (hora Portuguesa)
6ª feira - Qualificação para corrida 1 - 07:55 (direto Eurosport)
6ª feira - Corrida 1 - 11:45 (direto Eurosport)
Sábado - Qualificação para corrida 2 - 07:55 (direto Eurosport)
Sábado - Corrida 2 - 11:45 (direto Eurosport)
 
Calendário Fórmula E 2019 / 2020:
  1. 22 de Novembro 2019 - Riade (Arábia Saudita)
  2. 23 de Novembro 2019 - Riade (Arábia Saudita)
  3. 18 de Janeiro 2020 - Santiago (Chile)
  4. 15 de Fevereiro 2020 - Cidade do México (México)
  5. 29 de Fevereiro 2020 - Marraquexe (Marrocos)
  6. 21 de Março 2020 - Sanya (China)
  7. 4 de Abril 2020 - Roma (Itália)
  8. 18 de Abril 2020 - Paris (França)
  9. 3 de Maio 2020 - Seoul (Coreia do Sul)
  10. 6 de Junho 2020 - Jakarta (Indonésia)
  11. 21 de Junho 2020 - Berlim (Alemanha)
  12. 11 de Julho 2020 - Nova Iorque (EUA)
  13. 25 de Julho 2020 - Londres (Reino Unido)
  14. 26 de Julho 2020 - Londres (Reino Unido)

 

 

PRINCIPAIS MUDANÇAS FÓRMULA E 2019/2020
 
  • Proibição de uso de motores duplos;
  • O Attack Mode permite agora aos pilotos utilizarem mais 10KW face à época passada, ou seja uma potência máxima de 235 KW, sendo que o número de ativações obrigatória poderá variar dependendo do circuito;
  • O Attack Mode deixa de ser permitido utilizar nos períodos de Full Course Yellow ou Safety Car, de forma a que a gestão da energia tenha um papel ainda mais importante para os pilotos;
  • Será retirado 1KW de energia disponível aos pilotos por cada minuto atrás do Safety Car;
  • O piloto mais rápido de cada grupo de qualificação receberá um ponto extra para o campeonato; 
 
FIA FÓRMULA E
 
A Fórmula E é o único campeonato FIA de monolugares 100% elétricos, que arranca este ano para a sua sexta temporada, depois de cinco anos marcados pelo sucesso, onde a inovação, o espetáculo e os ideais desta competição fizeram com que inúmeras marcas apostassem oficialmente na Fórmula E, casos da DS, BMW, Nissan, Audi, Jaguar, Porsche, Mercedes e Mahindra presentes.

As cinco temporadas ficaram marcadas pelo sucesso, fazendo o público vibrar, despertando a atenção de novos fãs, com corridas exclusivamente citadinas, bem no coração das principais cidades Mundiais. 

A Fórmula E representa uma visão para o futuro da Indústria automóvel nos próximos anos, servindo de desenvolvimento ao redor do veiculo elétrico, acelerando o interesse geral nestes carros e promovendo a sustentabilidade. Operando como um campeonato "aberto", esta competição dá às marcas de automóveis a oportunidade de mostrar as suas inovações de energia elétrica num ambiente de corrida, com a possibilidade de projetarem carros com as especificações estabelecidas pela FIA.

O campeonato gira em torno de três valores fundamentais: energia, ambiente e entretenimento e é uma fusão de engenharia, tecnologia, desporto, ciência, design, música e entretenimento - tudo combinado para impulsionar a mudança em direção a um futuro elétrico e sustentável.
 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 06:58:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...