18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros - Etapa dupla deixa classificação ao rubro

 

A jornada dupla deste sábado deixou a classificação da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros ao rubro, com pequenas diferenças entre o camisola amarela, Victor Ocampo (Bairrada), e os rivais mais diretos. Está tudo em aberto para a etapa-rainha, a disputar neste domingo.

 

 

João Dinis (RP-Boavista) fez valer os dotes de velocista no setor matutino, uma ligação de 49,2 quilómetros, entre Vila Franca de Xira e a Póvoa de Santa Iria, batendo ao sprint Hugo Garcez (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade).

 

“Foi uma vitória espectacular. Apesar de a meta ser numa montanha de quarta categoria, era uma subida curta e explosiva, permitindo-me discutir a tirada e vencer”, esclarece João Dinis.

 

Esperava-se que o contrarrelógio individual vespertino provocasse a primeira seleção mais séria na classificação individual e foi isso que aconteceu, mas sem permitir grandes diferenças na geral após a etapa, que se mantém com tudo em aberto.

 

Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins) foi o mais rápido no contrarrelógio de 11,4 quilómetros, entre Torre, Carregado, e Alenquer. O especialista em cross country olímpico (XCO) aproveitou as semelhanças entre o exercício individual e a disciplina de BTT em que tem apostado para vencer a etapa com 16m35s. O campeão nacional júnior de contrarrelógio, Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), foi segundo classificado, a 10 segundos. O terceiro, a 17 segundos, foi Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

 

 

“O XCO ajudou-me a ter aqui um bom desempenho, porque, à semelhança deste contrarrelógio, é um esforço curto e intenso. Além disso, o contrarrelógio era muito técnico, a exigir destreza, algo de que eu gosto. Foi pena ter perdido tempo na etapa da manhã, pois fiquei preso num ‘corte’ provocado por uma queda, o que me impediu de chegar mais perto da camisola amarela”, afirmou Carlos Salgueiro.

 

O colombiano Victor Ocampo, que ontem se definiu como contrarrelogista, foi o sexto classificado no exercício individual desta tarde, a 22 segundos do melhor registo. Foi uma prestação que o deixou no topo da geral, mas que permitiu a aproximação dos adversários.

 

Victor Ocampo tem apenas um segundo de vantagem sobre o segundo classificado, Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), e 15 relativamente ao terceiro e ao quarto classificados, Afonso Silva e Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

 

As diferenças são muito curtas – o décimo está apenas a 39 segundos do primeiro -, tendo em conta o que espera os corredores na terceira e última etapa, a disputar neste domingo. Será uma ligação de 108,9 quilómetros, entre Torres Vedras e o alto de Montejunto, que prenunciam um grande espectáculo, já que a meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria.

 

 

“Já fui reconhecer a subida final. É muito dura, mas vou defender a camisola amarela com todas as forças. Os adversários são muito fortes, mas conto com a minha equipa, que já demonstrou estar num grande momento e unida no objetivo de lutar pela vitória”, afirma Victor Ocampo.

 

 

A Bairrada comanda por equipas, Pedro Teixeira (Maia) é o primeiro por pontos, Guilherme Mota encima a tabela de juventude e Carlos Salgueiro veste a camisola da montanha.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 22:22:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...