18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lenda do BTT “Downhill” visitou Portugal - Assalto ao Santuário

 

 

É católico, sul-americano e visitou recentemente o nosso país. Fátima não era uma opção para um dos melhores atletas de Downhill do planeta - Marcelo Gutierrez Villegas – tendo em conta o terreno pouco acidentado. Por isso escolheu o Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e conquistou os seus 659 degraus em apenas um minuto e 15 segundos!

 

 

 

Longe da agitação que levou em maio passado milhares de fiéis a Fátima, o colombiano Marcelo Gutierrez Villegas passou por Portugal para uma “peregrinação” com caraterísticas muito especiais. Este atleta de 27 anos é uma autêntica lenda da vertente mais extrema do BTT – o Downhill – e aproveitou uma viagem ao Norte de Portugal para deixar a sua assinatura no Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

 

 

A ideia surgiu há dois anos, quando encontrei este incrível percurso durante um simples passeio. Além da vista incrível, fiquei fascinado com todas aquelas escadas e a grande inclinação do terreno. Descobri aqui um novo desafio e durante alguns dias procurei encontrar o ritmo certo para o superar, melhorando os tempos em cada descida. A exigência é máxima, pois a proximidade dos degraus e a velocidade não deixam margem para muitos erros”, comentou o atleta depois de uma semana de ação.

 

 

O resultado é agora visível num vídeo onde é por demais evidente a vertigem desta descida com 659 degraus – cumprida pelo atleta em apenas um minuto e quinze segundos!

 

Da autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra, que era natural desta região, o Santuário de Santa Luzia foi inspirado na basílica do Sagrado Coração, em Paris – cidade onde estudou. A obra foi iniciada em 1904 e concluída em 1959.

 

 

Influenciado pelo pai, que foi também atleta de várias disciplinas do ciclismo, Gutierrez começou a sua carreira com apenas seis anos, na categoria de BMX. Desde então nunca mais parou e tornou-se mesmo profissional, acumulando sucessivos títulos nacionais e internacionais. Hoje é um dos nomes mais cotados do Ranking UCI, depois de ter terminado a primeira corrida da época em terceiro lugar.

 

VER VÍDEO: https://www.redbull.com/pt-pt/assalto-ao-santuario-marcelo-gutierrez-em-viana-do-castelo

 

Fotos: Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 04:08:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...