18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato do Mundo de Estrada - Francisco Campos 67.º na prova de fundo para sub-23

 

Os 191 quilómetros da prova de fundo para sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, que hoje decorreu em Bergen, Noruega, não correram de feição à Equipa Portugal. José Neves ainda deu nas vistas, numa fuga madrugadora, mas o melhor luso a cortar a meta foi Francisco Campos, 67.º classificado, a 4m44s do ciclista do WorldTour Benoit Cosnefroy, novo campeão mundial.

 

Apesar das nuvens negras que pairavam sobre a cidade norueguesa, o sol parecia sorrir às cores nacionais logo nas primeiras pedaladas. José Neves partiu para a fuga do dia logo nos quilómetros iniciais, integrando o grupo de 12 elementos que animou a fase inicial da prova. Depois de 120 quilómetros escapado, o alentejano não resistiu às movimentações do pelotão, sendo absorvido e acabando por abandonar, já depois de ter cedido uma roda a Ivo Oliveira.

 

A corrida começou a ser movimentada pelas equipas com maiores aspirações a cerca de 50 quilómetros do fim, altura em que atacaram alguns dos melhores corredores sub-23 do pelotão internacional. Ivo Oliveira esteve atento e respondeu a essas ações, mas não teve capacidade para seguir os adversários mais fortes, acusando o esforço despendido quilómetros atrás para recolar ao pelotão após avaria na toda traseira.

 

O endurecimento foi progressivo, num pelotão com vários corredores já com experiência e rodagem WorldTour, o que lhes confere uma vantagem substancial sobre os adversários com menor ritmo e sem grande experiência em competições tão longas.

 

Foi na derradeira volta que aconteceu a grande triagem. A fase mais dura do circuito partiu o pelotão em grupos e deixou na frente o alemão Lennard Kämna e o francês Benoit Cosnefroy, dois dos membros do WorldTour presentes. O ritmo vivo do primeiro pelotão não foi suficiente para detê-los e a discussão do título mundial foi a dois.

 

A vitória foi para o Benoit Cosnefroy, ciclista da Ag2r, que, no mês passado, fora segundo no Campeonato da Europa. Depois da medalha de ouro no contrarrelógio por equipas, há uma semana, ao serviço da Team Sunweb, Lennard Kämna, teve hoje de contentar-se com o bronze. O terceiro classificado, a 3 segundos, foi o dinamarquês Michael Carbel Svendgaard.

 

Francisco Campos pagou o preço de não estar acostumado a corridas com esta extensão – durante toda a época nunca fez uma etapa com 190 quilómetros -, “descolando” do pelotão na última volta para cortar a meta em 67.º, a 4m44s. André Carvalho foi 96.º, a 9m16s, e Ivo Oliveira 101.º, com o mesmo tempo.

 

Durante a manhã, correndo sob chuva, Maria Martins foi a 44.ª classificada na prova de fundo para juniores femininas. A ciclista portuguesa completou os 76,4 quilómetros a 8m52s da vencedora, a italiana Elena Pirrone, que ganhou isolada, após um ataque desferido na penúltima das quatro voltas ao exigente circuito de Bergen. O grupo mais próximo, composto por nove corredoras, chegou 12 segundos depois, com a dinamarquesa Emma Jorgensen a conseguir a medalha de prata e a italiana Letizia Paternoster a ficar com o bronze.

 

"As sensações não foram más, mas também não foram as melhores. A prova foi disputada com uma intensidade muito grande e senti que preciso ainda de perder algum peso para estar bem num terreno como este", admitiu Maria Martins no final da corrida.

 

A Equipa Portugal compete neste sábado na prova de fundo para juniores, na qual estará representada por Afonso Silva, Pedro José Lopes e Pedro Miguel Lopes. A prova arranca às 8h30 (hora de Portugal Continental) em Rong, terminando na cidade de Bergen. O pelotão júnior vai completar 133,8 quilómetros, resultantes de um percurso de 39,5 quilómetros entre Rong e Bergen, de um traçado de 17,9 quilómetros em pleno circuito urbano e de quatro voltas completas ao circuito, cada uma com 19,1 mil metros.

 

A corrida de juniores pode ser vista em direto no Eurosport, a partir das 10h30.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:22:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...