12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Agenda de Ciclismo - Semana recheada de ciclismo internacional

 

A semana em curso está repleta de ciclismo internacional dentro de fronteiras. Entre quarta-feira e domingo corre-se a 36.ª Volta ao Alentejo, corrida de classe 2.2. De sexta a domingo realiza-se a primeira edição da prova de BTT por etapas de classe 2 UCI Pretorian Bike Race, entre Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. S. Brás de Alportel recebe, no domingo, a segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), corrida de classe 1 UCI.

 

A 36.ª edição da Volta ao Alentejo terá 751,9 quilómetros, distribuídos por cinco etapas, uma das quais com dois setores. O pelotão será composto por 147 corredores, em representação de 21 equipas. A corrida foge, neste ano, ao modelo que tem sido tradicional, com a introdução de um contrarrelógio individual e de uma etapa de média montanha com as dificuldades perto da meta.

 

O tiro de partida será dado em Vendas Novas, de onde a caravana ruma a Serpa para os primeiros 173,5 quilómetros da competição. É uma tirada plana, na qual roladores e sprinters são os protagonistas esperados, embora se saiba que a planície alentejana é também propícia à formação de “bordures”, que podem trocar as contas aos prognósticos.  A segunda etapa também se antevê para roladores. É a mais longa da prova, com 205,2 quilómetros, desde Beja até Sines. Segue-se nova jornada plana, mas muito mais curta, 149,3 quilómetros, entre Grândola e Arraiolos.

 

O quarto dia recebe a jornada dupla da competição. De manhã os corredores vão cumprir 64,2 quilómetros, entre Monforte e Portalegre. É uma tirada curta que se adivinha explosiva na luta pela classificação geral, já que os ciclistas vão encontrar duas subidas de segunda categoria, na serra de S. Mamede e no Cabeço de Mouro, esta a 5,4 quilómetros da chegada. De tarde corre-se o contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, em Castelo de Vide. Os primeiros 2,5 quilómetros do exercício são em subida. A 36.ª Volta ao Alentejo termina com uma viagem de 151,3 quilómetros, ligando Castelo de Vide a Évora.

 

O pelotão será composto por 21 equipas. Continentais Profissionais: Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA, Euskadi Basque Country-Murias e WB Aqua Protect Veranclassic. Continentais: Aviludo-Louletano-ULI, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack, W52-FC Porto, Lokosphinx, Team Euskadi e Team Wiggins. Equipas de clube: FGP/Cube/Bombarral, Fortunna/Maia, Jorbi/Team José Maria Nicolau, Sicasal/Constantinos/Delta Cafés, Peña Ciclista Beniopa Ginestar.

 

DHI Internacional

Mais a sul, S. Brás de Alportel vai receber, no domingo, a disciplina mais radical de BTT para a segunda prova da Taça de Portugal de DHI. São esperados os melhores especialistas lusos e adversários estrangeiros de meter respeito, até por se tratar de uma competição de classe 1 e por Portugal estar cada vez mais na rota das equipas e dos praticantes de DHI para estágios, treinos e competições de início de temporada.

 

A manga de qualificação começa às 11h00, enquanto a descida que decidirá a classificação final arranca às 14h00.

 

Pretorian Bike Race

A primeira edição da Pretorian Bike Race vai disputar-se ao longo de três etapas, entre sexta-feira e domingo, atraindo alguns nomes importantes do circuito internacional de BTT, destacando-se o do campeão europeu e vice-campeão mundial de maratona BTT, Tiago Ferreira. Estão inscritos ciclistas de 16 países.

 

A competição arranca com um contrarrelógio individual de 11 quilómetros, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas. A segunda etapa terá 82 quilómetros, com partida e chegada e Vila Pouca de Aguiar, concelho que recebe a partida da terceira e última etapa, que terminará em Pedras Salgadas, depois de percorridos 64 quilómetros.

 

Encontro Inter-Regional de Escolas

O Parque da Pena, Vale da Naia, Cantanhede, é o local do primeiro Encontro Inter-Regional de Escolas BTT da zona Norte/Centro da presente temporada. Vai realizar-se no próximo domingo, a partir das 10h00.

 

Mais eventos oficiais

17 de março: Resistência BTT de Figueiras, Lousada

17 de março: Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe para juniores, Fafe

17 de março: Encontro de Escolas de Ciclismo de S. Miguel, Açores

18 de março: Passeio BTT Portela III, Monção

18 de março: Trilhos de S. José, Póvoa de Lanhoso

18 de março: I Passeio de Cicloturismo e Roda Livre Subida ao Inferno, Armamar

18 de março: Taça Regional de XCO da Beira Litoral, Cantanhede

18 de março: Taça Regional de XCM da AC Viseu, Gouveia

18 de março: Encontro Regional de Escolas, Marinhais, Salvaterra de Magos

18 de março: 2.º Prémio João Agostinho, Pechão

18 de março: 1.ª Etapa do Troféu de Resistência de Portimão

18 de março: Taça da Madeira e Encontro de Escolas de Estrada, Caniço, Madeira

18 de março: Taça da Ilha Terceira de XCO, Açores

18 de março: Taça do Faial de XCO, Açores

 

 


 

segunda-feira, 18 de junho de 2018 – 23:21:35

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...