18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Equipa Portugal - Juniores portugueses lutaram contra o relógio e contra o vento

 

A Equipa Portugal começou hoje o Campeonato da Europa de Estrada, em Alkmaar, Holanda, participando nos contrarrelógios de juniores, disputados num percurso de 22,4 quilómetros, endurecido pelo forte vento.

 

 

Daniela Campos foi a primeira a ir para a estrada, completando a corrida em 33m11s, o que lhe valeu a 26.ª posição na corrida feminina. A corredor portuguesa gastou mais 2m54s do que a holandesa Shirin van Anrooij, que bateu a russa Aigul Garreva por 3 segundos e a sueca Wilma Olausson por 42 segundos.

 

“Tive de controlar na fase inicial, com vento lateral e de costas, porque sabia que a última parte, com vento de frente, seria muito difícil. Esta prova foi muita dura, sei que tenho de trabalhar mais o contrarrelógio”, afirmou a ciclista.

 

Daniel Dias foi o melhor português na corrida masculina de júnior, terminando a prova de 22,4 quilómetros na 46.ª posição, com um registo de 30m00s, mais 3m08s do que o italiano Andrea Piccolo, que venceu com 26m52s e foi acompanhado no pódio por dois holandeses, Lars Boven, a 12 segundos, e Enzo Leijnse, a 14.

 

 

Diogo Narciso teve um desempenho semelhante ao do compatriota, acabando no 49.º lugar, a 3m31s do primeiro. “Não tive boas sensações, mesmo na parte em que o vento batia de costas e lateralmente. Senti muito o vento, que tornou o contrarrelógio muito duro”, explica Narciso.

 

 

Daniel Dias tem uma apreciação semelhante. “O vento foi mesmo a principal dificuldade, num contrarrelógio em que até nem me senti mal, mas no qual tive de gerir muito bem a energia para chegar com capacidade ao final”, conta o corredor.

 

“Os corredores deram o máximo, numa prova exigente, em condições a que não estão acostumados. Mais do que os resultados, considero importante a experiência, pois permite perceber o nível em que se encontram e ficam mais calejados para desafios futuros em condições semelhantes, que, certamente, irão encontrar várias vezes ao longo da carreira”, entende o selecionador nacional, José Poeira.

 

O Campeonato da Europa continua nesta quinta-feira, ainda com contrarrelógios individuais. Às 9h56, Daniela Reis parte para a prova feminina de elite. Portugal terá dois elementos na corrida masculina de sub-23. André Carvalho parte às 11h52 e Jorge Magalhães inicia a prova às 12h18.

 

Todos os contrarrelógios do Europeu são disputados no mesmo percurso, independentemente da categoria, pelo que, amanhã, todos os corredores percorrerão 22,4 quilómetros.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:31:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...