>
Está em... início Desporto para Pessoas com Deficiência Basquetebol em Cadeira de Rodas BC Gaia recebe APD Lisboa na abertura da Liga BCR
BC Gaia recebe APD Lisboa na abertura da Liga BCR
Bicampeões nacionais iniciam a defesa do título no próximo sábado, em Grijó
O BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, vigente bicampeão nacional da modalidade, apresenta-se diante do seu público, no jogo inaugural da Liga BCR, fase de pré-qualificação, no sábado, às 14h45, contra a APD Lisboa, no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos, em Grijó.
Depois de uma pré-temporada repleta, com a participação no Torneio Internacional de Lisboa, diante de APD Lisboa, Basketmi Ferrol e CP Mideba, e no Torneio Internacional Cidade de Narón, na Galiza, contra APD Braga e o anfitrião Basketmi Ferrol, os gaienses encaram com ambição a nova época. Entre as etapas preparativas, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto perdeu a Supertaça diante da APD Braga, por 50-61, apesar da excelente réplica assinada, em Vila Nova de Famalicão, no feriado de 5 de Outubro.
Pedro Bártolo, líder da formação presidida por Rui Dias, perspectiva novo ano de aprendizagem e crescimento contínuo. “Como em todas as épocas, queremos ir de menos a mais. Com a realização do Campeonato da Europa C em Setembro e a saída de um jogador dos quadros da equipa, o entrosamento ainda não é o ideal, mas não tenho dúvidas de que seremos competitivos nas fases decisivas da época”, afiançou o treinador e jogador.
Com um plantel de doze atletas, salta à vista, sobretudo atendendo à maior longevidade no BCR, a juventude, com cinco elementos com 23 anos ou menos, um ganho na ótica do timoneiro. “No imediato, os resultados podem não ser tão animadores. No entanto, o esforço em captar e trabalhar com jovens dão-nos garantias de futuro, bem como alavancam a modalidade para um nível mais alto”, explicou.
Relativamente ao encontro contra a APD Lisboa, Pedro Bártolo alerta para a necessidade de se manter a concentração, porque a formação da capital tem capacidade. “Não obstante a saída da sua principal referência para a liga italiana, o Ângelo Pereira, é uma equipa bem orientada, com jogadores interiores assertivos, como o Filipe Nogueira e o Nelson Pereira, aos quais se soma o imenso talento do Ahmat Afashokov. Precisamos de uma entrada com intensidade para evitar surpresas”.
Recorde-se que, nesta fase de pré-qualificação, na qual competem oito equipas, seis qualificam-se para a etapa seguinte, onde, por sua vez, subsistem as quatro primeiras na luta pelo título. Quem não conseguir agarrar um dos seis primeiros lugares, integrará, a partir de janeira, a Divisão de Honra.