18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Três medalhas no Open de Poznan

A Seleção Nacional de Boccia que está a competir no Boccia World Open 2015 em Poznan, na Polónia, alcançou o pódio em todas as vertentes da competição, com a conquista de três medalhas nas competições coletivas (pares e equipas), duas de ouro e uma de bronze.

 

O 1.º lugar foi obtido pelos pares BC3 (composto por Armando Costa, José Macedo e Eunice Raimundo) e BC4 (formado por Domingos Vieira, Pedro Clara e Carla Oliveira) e a de bronze pela equipa BC1 - BC2, constituída por António Marques, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes.

 

Na fase de grupos o par BC3 alcançou duas vitórias, frente aos Estados Unidos por 14-0 e à Rússia por 8-0, tendo perdido com a Espanha por 2-3. Portugal qualificou-se para os quartos-de-final em 1.º lugar no grupo, porque a Rússia venceu a formação espanhola por 5-2, fase em que os jogadores lusos terminaram com um triunfo por 3-2 perante a França. Nas meias-finais o par obteve uma vitória por 4-1 com a Suécia e na final teve como adversário a Grécia, atual campeã paralímpica. O jogo foi de nível muito elevado e emocionante até à última bola, com Portugal a conseguir uma vitória por 3-2.

 

O par BC4, composto por Domingos Vieira, Pedro Clara e Carla Oliveira, conquistou o 1.º lugar no grupo, depois de ter ganho o primeiro jogo por falta de comparência de Macau e alcançado o resultado de 9-0 com a Hungria (4.º do ranking mundial). A Grécia, par adversário dos quartos-de-final, foi desqualificada devido a procedimentos regulamentares incorretos, motivo pelo qual Portugal passou diretamente às meias-finais. A Rússia, mostrou-se um opositor muito difícil, numa partida que terminou com um triunfo por 3-2. A final foi um encontro memorável para o par português, constituído por jogadores que nunca haviam chegado tão longe na vertente coletiva. Mostrando uma concentração, consistência de jogo e estratégia irrepreensíveis, conseguiram levar de vencida o Canadá, um dos melhores pares mundiais (5.º do ranking mundial), pelo resultado de 4-1, mantendo o resultado sempre controlado ao longo de toda a partida. O 1.º lugar proporciona pontos no ranking mundial, que será atualizado em agosto, e que são importantíssimos para a qualificação de Portugal para os Jogos do Rio 2016.

 

A equipa BC1-BC2 conseguiu duas vitórias, sobre a Polónia por 8-3, e à Espanha (6.º do ranking) por 7-4, qualificando em primeiro lugar para os quartos-de-final, encontro em que levou de vencida a Eslováquia por 4-3. Nas meias-finais defrontou um Japão super motivado, pois tinha acabado de eliminar a atual nº 1 do ranking (Grã-Bretanha) e que apresentava uma qualidade de jogo superior e uma motivação extraordinária. Foi um jogo muito disputado, que acabou por pender para os asiáticos por 8-5. Na disputa do 3.º lugar, Portugal venceu com alguma naturalidade a Rússia, por 6-2, terminando o torneio com uma prestação muito positiva.

 

O Open Mundial de Boccia Poznan 2015 tem a participação de 143 atletas, provenientes de 31 países.

 

As competições individuais tiveram início esta manhã.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:36:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...