14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Miguel Vieira marcou a Estreia de Portugal em Mundiais Paralímpic​os de Judo - O Árbitro Eduardo Garcia também esteve presente nesta competição

Miguel Vieira marcou a estreia da Federação Portuguesa de Judo, no Campeonato Mundial de Judo Paralímpico, que teve lugar nos Estados Unidos da América de 4 a 7 de Setembro, na cidade de Colorado Springs. O judoca português fez história ao competir pela primeira vez com as cores lusas, participando em dois combates.

 

O nível competitivo deste Campeonato do Mundo é enorme e a simples presença do Miguel numa prova deste nível traduz bem a intensidade com que o atleta português treina, bem como eleva a sua capacidade técnica, física e mental que logrou alcançar e que lhe permitiram ganhar, em 2013, a medalha de ouro nos Saltinis Games, em Vilnius na Lituânia

 

Entre os mais de 30 judocas inscritos na categoria de -66kg, Miguel Vieira defrontou no primeiro combate, o atleta do Uzbequistão, Nurbek Berdiyorov, tendo cedido na sua estreia em Campeonatos do Mundo. A boa prestação do seu opositor permitiu ao judoca nacional entrar na Repescagem Final. Na fase de Repescagem, o judoca nacional enfrentou o vice-campeão Pan-Americano, Luís Perez Dias, de Porto Rico, onde num combate equilibrado no qual ainda esteve a ganhar, não conseguiu segurar até ao final a sua vantagem, cedendo o combate e a passagem á ronda seguinte ao seu adversário.

 

Com a presente participação, ao esforço e a sua motivação, o Miguel acumula também a experiência que entretanto vai adquirindo e que o tornam ainda mais forte e determinado. Efetivamente, esta era apenas a primeira prova a pontuar para os Jogos Paralímpicos do Rio em 2016. Há muitas outras etapas pela frente nesse longo trajeto, que o Miguel não deixará de cumprir e que manterão bem viva a esperança de termos, também pela primeira vez, um judoca português nos próximos Jogos Paralímpicos! 

 

O Árbitro Eduardo Garcia também esteve presente nesta competição

 

Com um currículo recheado, com presenças nas maiores competições Mundiais de Judo, o árbitro português Eduardo Garcia, participou também neste Campeonato do Mundo. O juiz árbitro destaca a excelência desta modalidade e o seu prazer em poder servir o Judo nas mais variadas competições e lança o objetivo pessoal de participar nos seus terceiros Jogos Paralímpicos.

 

A minha presença na arbitragem paralímpica tem sido um grande prazer pois considero que são lições de vida cada vez que arbitro um torneio paralímpico e já arbitrei tudo o que há para arbitrar no "mundo paralímpico". Neste mundial dos EUA tenho a possibilidade de pontuar para a próxima paralimpíada do Brasil. Penso que será muito difícil a minha participação em 2016 no Rio de Janeiro, pois seria a terceira vez consecutiva que estaria presente. Mas como nós dizemos," não há duas sem três".

 

Com um vasto currículo no Judo, como Atleta, Treinador e Árbitro. Eduardo Garcia conta com alguns feitos.

 

Como Atleta e Treinador foi Campeão Nacional.

 

Como árbitro já participou em várias competições, como é o caso:·        Árbitro Internacional de Judo da União Europeia de Judo, da Federação Internacional de Judo e da IBSA (International Blind Sports Association). ·        Árbitro em Campeonatos de Europa desde 2000. ·        Árbitro em Campeonatos do Mundo Júnior. ·        Árbitro em Campeonatos do Mundo Sénior. ·        Árbitro em Campeonato Pan-americano.  ·        Árbitro em Campeonato da União Africana de Judo. ·        Árbitro em Campeonatos Continentais da IBSA (Europeu, Pan-americano e Asiático). ·        Árbitro em Campeonatos Mundiais da IBSA. ·        Árbitro nos Jogos Paralímpicos em Pequím e Londres.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019 – 06:52:50

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...