18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Madeira recebe Campeonato Mundial de Natação Adaptada em 2021

 

A Madeira será palco do Campeonato Mundial de Natação Adaptada, de 25 de setembro a 1 de outubro de 2021. O Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal receberá, na 10.ª edição do evento, mais de 600 nadadores de todo o planeta. Construído em 2004, o local foi sede do Campeonato Europeu de Natação adaptada em 2016 e receberá o Europeu novamente em maio do próximo ano.

Uma organização da Federação Portuguesa de Natação em parceria com o Comité Paralímpico Internacional, o Governo Regional da Madeira, a Câmara Municipal do Funchal, e a Associação de Natação da Madeira.

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, e Andrew Parsons, presidente do Comité Paralímpico Internacional, assinaram o contrato de organização do Mundial de natação adaptada - World Para Swimming Championships.

A assinatura do contrato foi realizada pelos dois dirigentes em Londres no decorrer do Mundial WPS - World Para Swimming 2019 que se realiza até domingo na capital britânica com a presença de uma seleção de Portugal com nove nadadores. Evento que deverá contar na Madeira com a presença de cerca de 650 nadadores em representação de 70 países de todos continentes.

A natação adaptada é um desporto sob a responsabilidade da Federação internacional World Para Swimming, que integra o Comité Paralímpico Internacional (IPC), com sede em Bonn, na Alemanha.

Recorde-se que o Funchal será palco já em 2020 do European Open Championship WPS - Madeira, um grande evento internacional no âmbito da disciplina de natação para pessoas com deficiência –, que decorre nas Piscinas Olímpicas da capital madeirense, de 17 a 23 de maio de 2020.

Andrew Parsons, Presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC): “É um prazer anunciar a Madeira como sede do Campeonato Mundial de Natação Adaptada de 2021. Funchal e Madeira há muito preparam esse evento e deram um exemplo importante para futuras cidades-candidatas, organizando primeiro uma competição regional antes de concorrer ao Mundial. Isso é testemunho do desenvolvimento do Desporto Adaptado, e da Natação Adaptada, em particular, em Portugal.”

António José Silva, presidente da FPN: “A FPN está muito orgulhosa de fazer parte do processo de crescimento e desenvolvimento da natação adaptada, no mundo, na europa e Portugal. Mais uma vez, juntamente com o Governo Regional da Madeira, a Câmara Municipal do Funchal, da Associação de Natação da Madeira, a FPN ira organizar um grande evento, desta vez à escala mundial, sob a égide do IPC. Será um momento único em termos desportivos e em termos da verdadeira representatividade do desporto adaptado numa cidade, num País, e no Mundo.”

Tracy Glassford, chefe da World Para Swimming: “A Federação Portuguesa de Natação, Funchal e Madeira são parceiros importantes da World Para Swimming há muito tempo. Desde que se candidataram a sede do Campeonato Europeu pela primeira vez, há quase cinco anos, trabalhamos juntos para realizar grandes eventos e testemunhamos de perto seu compromisso com o nosso desporto. A Madeira 2021 representa o início de um novo ciclo em direção aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e estamos ansiosos por este grande campeonato.”

Valetta, Malta, sediou o primeiro Mundial em 1994, com quase 500 atletas de 44 países.

Londres, Grã-Bretanha, é a atual sede do Campeonato Mundial Allianz de Natação Adaptada, que termina no domingo com 650 participantes de 80 países.

Foto- Paul Gregory 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 07:10:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...