14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Paralímpico Gabriel Macchi estreia-se no triatlo

Gabriel Macchi, um argentino com mãe portuguesa, há muitos anos a viver em Portugal, tem um vasto currículo no paratletismo, que inclui um 6º lugar na Maratona nos Jogos Paralímpicos de Londres 2002, na categoria de amblíope T12. No passado fim de semana, no Fundão, estreou-se numa competição de triatlo e pretende levar a modalidade mais a sério, quem sabe – e se reunir os apoios para tal –, até ao Rio’2016, onde o triatlo se estreia como modalidade paralímpica.

 

Foi, de resto, a estreia em Portugal de um atleta com deficiência visual a competir no triatlo.“Para primeira vez, acho que não foi mau”, afirmou, bem-disposto, Gabriel Macchi, que terminou a prova (750m natação, 20900m ciclismo e 5000m corrida) em 01:21:55 horas, o que o colocou em 27º do escalão de seniores e 98º da geral. “Preciso de evoluir mais na natação”, comentou.

Andava saturado dos treinos só para a maratona. Moro há muitos anos no Fundão e sempre tive contacto com triatletas. E apesar de não ter muito tempo, pois sou professor do 1º ciclo para crianças com dificuldades de aprendizagem, resolvi investir também no triatlo, em paralelo com o atletismo.

 

Este ano, será, acima de tudo, de teste e aperfeiçoamento. Na próxima semana irá fazer o XTerra Portugal, na Golegã, e depois planeia ir, a seguir, ao Triatlo de Peniche.“Em 2015, se estiver a conseguir boas marcas e conseguir apoios vou tentar ir competir ao estrangeiro e, quem sabe, não consigo ir ao Rio de Janeiro também na modalidade de triatlo. No atletismo, já estou no projeto paralímpico”, explicou Gabriel Macchi.

 

Se em atletismo compete na categoria T12, no triatlo a sua categoria é TRI-6b, para atletas que não são totalmente cegos, mas têm uma visão bastante fraca. Aliás, no triatlo é obrigado a competir com um guia, do mesmo sexo e nacionalidade.

 

Até ao momento, Pedro Basílio, já com várias presenças em Mundiais e Europeus, era o único paratriatleta a competir em Portugal, mas na categoriaTRI5, para atletas amputados de uma perna.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 – 05:37:51

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...