14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fundação do Desporto assina protocolos de apoio desportivo no valor de 187.500,00 euros

 

A Fundação do Desporto assinou seis protocolos de apoio desportivo, no valor se 187.500,00 euros, enquadrados na Medida de Apoio aos Projectos Desportivos dos Centros de Alto Rendimento – CAR, dando assim seguimento a seis projectos já apresentados na sequência da criação deste instrumento de financiamento.  Os CAR apoiados são o seguintes: Centro de Alto Rendimento de Anadia (Sangalhos); Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho; Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha; Centro de Alto Rendimento de Rio Maior; Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António; e Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo.

 

A assinatura dos protocolos de apoio desportivo decorreu no dia 15 de Outubro, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, numa cerimónia que contou com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, de Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, de representantes dos CAR e respectivas autarquias, bem como de Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto. “Estamos naturalmente satisfeitos por cumprir este compromisso que tínhamos assumido. Esperamos, ainda este ano, lançar novo aviso de abertura desta medida para os CAR que não estavam em condições de elegibilidade nesta primeira chamada”, afirmou Carlos Marta. “Este é mais um passo no trabalho que temos pela frente, de encontrar mais recursos públicos e privados para apoiar o desporto de alto rendimento”, terminou o presidente da Fundação do Desporto.

 

A missão da Fundação do Desporto, organismo que tem vindo a coordenar a gestão dos centros de alto rendimento nacionais, foi formalmente legitimada por parte do Governo, através do Despacho n.º 11258/201 publicado a 8 de outubro em Diário da República, que veio instituir a nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. No mesmo Despacho, à Fundação do Desporto foi confirmada a função de “entidade de coordenação nacional” e de responsável pela “promoção internacional” da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. Cabe à Fundação do Desporto, ainda, propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes centros de alto rendimento”.

 

Este enquadramento decorre das medidas legais que têm vindo a ser aplicadas no sentido de reforço da internacionalização da economia do desporto, potenciando a racionalização e rentabilização dos equipamentos e infraestruturas, melhoria das condições de desenvolvimento desportivo, bem como a projeção internacional do desporto nacional.

 

A nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, instituída através Despacho n.º 11258/201 publicado a 8 de outubro em Diário da República, contempla as seguintes infraestruturas:

  1. Centro de Alto Rendimento de Anadia (Sangalhos) - Ciclismo, Judo, Ginástica, Esgrima e Pentatlo Moderno.
  2. Centro de Alto Rendimento de Aveiro - Surf, Bodyboard, Longboard [potencial para integrar JetSki e Motas de Água, Canoagem, Remo e Vela (KiteSurf)].
  3. Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha - Centro de Excelência e Alto Rendimento para o Badminton.
  4. Centro de Alto Rendimento da Golegã - Desportos Equestres.
  5. Centro de Alto Rendimento da Maia - Atletismo, Ginástica e Ténis.
  6. Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho - Canoagem, Natação (águas abertas), Remo e Triatlo.
  7. Centro de Alto Rendimento da Nazaré - Surf, Bodyboard, Longboard [potencial para integrar JetSki e Motas de Água, Canoagem, Remo e Vela (KiteSurf)].
  8. Centro de Alto Rendimento de Peniche - Surf, Bodyboard, Longboard [potencial para integrar JetSki e Motas de Água, Canoagem, Remo e Vela (KiteSurf)].
  9. Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação.
  10. Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo -  Surf, Bodyboard, Longboard.
  11. Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Foz Côa - Remo e Canoagem.
  12. Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia - Taekwondo e Ténis de Mesa.
  13. Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António - Atletismo, Judo, Futebol, Triatlo e Natação

Periodicidade Diária

terça-feira, 15 de outubro de 2019 – 14:00:35

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...