14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jovens realizam rastreios e sessões de esclarecimento sobre a Diabetes

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes e inserido no projecto “AJDP nas Escolas”, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, nos próximos dias 17 e 18 de novembro, rastreios de glicemia e sessões de esclarecimento sobre a diabetes dirigidas a alunos de várias escolas.

 

Os alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária do Entroncamento dedicam, em conjunto com a AJDP, todo o dia 17 de novembro à diabetes, com rastreios a várias turmas e uma palestra sobre os vários aspectos e mitos associados à diabetes que estará à responsabilidade de Carlos Neves, presidente da AJDP e Jenifer Duarte, nutricionista e membro da associação.

 

Ainda inserido no projecto “AJDP nas Escolas” decorre, a 18 de Novembro, uma sessão de esclarecimento no Agrupamento de Escolas de Amadora Oeste dirigida a Professores e Auxiliares de Educação.

 

Para Carlos Neves, presidente da AJDP e jovem com diabetes tipo I, “com estas actividades, ainda inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes, pretendemos informar jovens, pais e professores, sobre a melhor forma de aceitar e lidar com os problemas associados à diabetes. Actualmente, um jovem com diabetes pode ter uma vida perfeitamente normal, participando em actividades desportivas, mantendo uma alimentação saudável e estando consciente dos princípios de controlo da diabetes.”

 

Para informar e desmistificar a diabetes, a AJDP tem vindo a desenvolver, desde 2009, o projecto “AJDP nas Escolas”, organizando sessões de esclarecimento em escolas, abordando temáticas como a diabetes tipo I e tipo II, as rotinas das pessoas com esta patologia, a importância do exercício físico.

 

Rastreios e Palestras sobre a Diabetes

Data: 17 de novembro de 2015

Local: Escola Secundária do Entroncamento, Rua Carlos Ayala Vieira Rocha, Entroncamento, Santarém

 

Sessão de Esclarecimento para Professores e Auxiliares de Educação

Data: 18 de novembro de 2015

Hora: 17h00

Local: Agrupamento de Escolas de Amadora Oeste, Rua Elias Garcia, 329, Amadora

 

 

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal  13,1% (em vez de 13%) dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afectava, em 2014, 3.365 indivíduos (em 2013, 3.262 indivíduos) até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2014 (em vez de 2013) foram detectados cerca de 18 (mantém-se igual) novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2014 do Observatório Nacional da Diabetes (em vez de Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2014).

 

 

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 19 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org/index.phpou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos?ref=ts

Periodicidade Diária

terça-feira, 15 de outubro de 2019 – 14:22:24

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...